Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova teste genético para mulheres com alto risco de câncer

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso

Comissão aprova teste genético para mulheres com alto risco de câncer

Texto prevê testagem gratuita para identificar mutações hereditárias associadas ao câncer de mama, ovário e colorretal.

Congresso em Foco

10/9/2025 16:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o projeto de lei 5.181/2023, que visa assegurar testes genéticos para mulheres com alto risco para desenvolver câncer de mama, ovário e colorretal. O projeto é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e recebeu parecer favorável da senadora Dra. Eudócia (PL-AL).

A proposição busca viabilizar o acesso a testes genéticos, no Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres consideradas pertencentes ao grupo de alto risco. Os exames tem como objetivo identificar mutações hereditárias que estejam associadas a predisposições ao desenvolvimento de certos tipos de câncer, o que permite tratamento personalizado.

Para a relatora, proposta é fundamental para prevenção e a detecção precoce da doença.

Para a relatora, proposta é fundamental para prevenção e a detecção precoce da doença.Freepik

A medida promove alterações na Lei 11.664, que estabelece ações de saúde destinadas a assegurar a prevenção, detecção, tratamento e acompanhamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal no SUS. Durante votação, Dra. Eudócia enfatizou que o teste genético é fundamental para prevenção e detecção precoce da doença, especialmente em mulheres com histórico familiar ou pertencentes a grupos de alto risco.

Segundo a senadora, há diversos estudos científicos publicados no Brasil e no mundo que comprovam a eficácia, a efetividade e a segurança dos testes, reduzindo, inclusive, o impacto financeiro no sistema público de saúde. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, aproximadamente um em cada dez casos de câncer de mama e um em cada quatro casos de câncer de ovário estão associados a alterações genéticas hereditárias.

Os dados também revelam que o país registra, anualmente, cerca de 66,2 mil novos casos de câncer de mama e 6,6 mil casos de câncer de ovário. Dra. Eudócia ressaltou que a adoção dos testes tem se intensificado nos últimos anos, apesar dos desafios relacionados ao acesso por meio do SUS, o que, por sua vez, acarreta custos ainda mais elevados.

"Vale reforçar que o teste genético salva vidas e economiza recursos públicos. Por isso, governo, sociedades médicas, profissionais de saúde e organizações de pacientes devem apoiar programas de educação para promover a conscientização pública sobre a importância de entender os fatores de risco genéticos pessoais e familiares e sua influência no tratamento do câncer."

A senadora também ressaltou a importância do teste para pacientes que já foram diagnosticados com câncer. Segundo a parlamentar, existem drogas específicas para mutações dos genes BRCA1 e BRCA2, que podem contribuir para o sucesso do tratamento. Além disso, o teste auxilia na definição da conduta terapêutica. "Em portadoras de uma dessas mutações que têm câncer de mama, a cirurgia pode envolver não apenas a remoção da mama afetada, mas da outra mama, dado o alto risco de outro câncer no local", afirmou a relatora.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recordou que o Senado já aprovou projeto para assegurar a antecipação do exame de mamografia a mulheres a partir dos 30 anos consideradas de alto risco ou portadoras de mutação genética. Para Damares, o projeto de lei 3021/2024 e o votado hoje se complementam.

Tramitação

Após a aprovação na CAS, será encaminhado para análise e votação na Câmara dos Deputados.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Dra. Eudócia Rogério Carvalho câncer de mama Saúde Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

ECONOMIA

Eduardo Braga apresenta parecer para regulamentação do comitê do IBS

Imposto Municipal

Vai à sanção projeto que altera ISS municipal sobre guincho e içamento

DEPOIMENTO

Delgatti revela estadia em apartamento funcional de Zambelli

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Julgamento do Golpe

"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper

2

Judiciário

Veja como foi 3º dia de julgamento do núcleo crucial do golpe

3

AÇÃO PENAL DO GOLPE

Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma ação de Bolsonaro com voto de Fux

4

INTERNACIONAL

EUA diz que Trump usaria poder econômico e militar pró-Bolsonaro

5

Judiciário

Fux interrompe Moraes para dizer que voltará às preliminares no voto

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES