Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Concurso público
Congresso em Foco
12/9/2025 14:43
A Prefeitura de Sorocaba (SP) retificou, nesta quinta-feira (11), o edital nº 03/2025 para provimento de cargos de suporte pedagógico - diretor de escola, orientador pedagógico, supervisor de ensino e vice-diretor de escola - e retirou a exigência de que o candidato "esteja apto para portar arma". A Secretaria de Recursos Humanos (SERH) informou ter constatado erros e publicou versão corrigida com a exclusão do requisito.
O texto original previa, no item 2.3 (letra "l"), a exigência de "estar apto para portar arma", sem especificar o tipo. Entre os demais requisitos listados no edital constavam, por exemplo, "idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas pelo Poder Judiciário estadual, federal e/ou distrital", aptidão em exame toxicológico, ausência de antecedentes criminais e aprovação nas etapas do concurso. A previsão de porte não constava em outros editais da prefeitura publicados neste ano.
 
 
A SERH afirmou que a retirada do trecho ocorreu por meio de retificação oficial publicada na noite desta quinta (11). O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) manifestou-se contra a inclusão do requisito e informou que não adotaria medidas adicionais diante da correção anunciada; caso a exclusão não se confirmasse, disse que adotaria as providências cabíveis. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) declarou não ter recebido denúncias sobre o caso.
As inscrições estão previstas para começar na quinta-feira (18) e seguir até 3 de novembro deste ano.
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil