Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
JUDICIÁRIO
Congresso em Foco
15/9/2025 17:17
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), oficiou nesta segunda-feira (15) a colônia agrícola onde está preso o ex-deputado Daniel Silveira, para que a unidade forneça as imagens de suas câmera de segurança. O ministro busca averiguar denúncias de que Silveira estaria recebendo visitas irregulares, fora do horário concedido aos presos.
No despacho, Moraes cita ter recebido relatos de que Silveira teria sido visitado pelo ex-vereador do Rio de Janeiro, Major Elitusalen Gomes Freire, pelo secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Tenente-Coronel Guilherme Costa de Souza Moraes, e o deputado Carlos Jordy (PL-RJ). Os encontros teriam acontecido em junho, sem registro no livro de visitas da unidade prisional.
Indagado, o diretor afirmou, no fim de agosto, que de fato os três compareceram no local sem aviso prévio para encontrar com o ex-deputado, mas foram avisados de que isso só seria possível mediante solicitação ao STF. A Procuradoria-Geral da República (PGR) manteve o entendimento de que as imagens seriam necessárias "para que se possa certificar a veracidade das informações prestadas pelo estabelecimento prisional".
Condenado em abril de 2022 por incitar a violência contra ministros do Supremo, Daniel Silveira está preso em regime semiaberto na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé (RJ). A direção recebeu o prazo de 24h para apresentação das imagens.
Temas
LEIA MAIS
Prisão domiciliar
Orçamento secreto
Dino aciona PF para investigar R$ 85 milhões em emendas suspeitas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora