Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Nova condenação
Congresso em Foco
16/9/2025 14:41
Nesta terça-feira (16), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos ao fazer afirmações racistas em 2021, quando chamou de "criadouro de baratas" o cabelo black power de um apoiador. A decisão foi tomada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no Rio Grande do Sul (RS), sob relatoria do desembargador Rogério Favreto.
Embora tenha assumido o teor das falas, a defesa negou que se tratariam de ofensa racial, porque Bolsonaro teria se referido ao comprimento e não ao formato do cabelo: "Quanto aos fatos, a manifestação do recorrido nunca poderia ter sido vista como pretensão de ofensa racial por se tratar de comentário, ainda que jocoso, relacionado a uma característica específica do seu interlocutor". Favreto, no entanto, discordou.
"A ofensa racial disfarçada de manifestação jocosa ou de simples brincadeira, que relaciona o cabelo 'black power' a insetos que causam repulsas e à sujeira atinge a honra e a dignidade das pessoas negras e potencializa o estigma de inferioridade dessa população."
A ação, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), prevê ainda a retirada do conteúdo racista de suas redes sociais e a retratação pública com a comunidade negra por meio dos veículos de imprensa e redes sociais. O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto por outro processo, este julgado no Supremo Tribunal Federal.
A União também foi condenada a pagar indenização de mesmo valor, uma vez que Bolsonaro exercia a presidência da República na época das manifestações.
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda