Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
19/9/2025 14:27
Durante sessão deliberativa no Senado, o senador Cleitinho (Republicanos-MG) fez um apelo para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) "enterre" a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. O parlamentar chamou de "murro na cara da população brasileira" a proposta que condiciona a aceitação de denúncias contra legisladores pelo Judiciário à permissão da respectiva Casa Legislativa.
O ponto que mais incomodou o senador foi o fato de, conforme o texto aprovado na Câmara, a decisão ser tomada por meio de voto secreto. "Não tem condição nós que somos votados, que lutamos até pelo voto impresso - fala-se tanto no voto impresso, para trazer mais transparência ao voto - votarmos por voto secreto. A população vota na gente para que a gente a represente aqui e, na hora de votar, possa mostrar o voto da gente", disse o parlamentar.
Confira sua fala:
Na avaliação de Cleitinho, a PEC da Blindagem é uma forma de legislação em causa própria de parte dos congressistas. "A gente tem que começar a colocar o que é prioridade aqui. Eu não vim aqui para legislar em causa própria, eu vim aqui para legislar a favor do povo. Então, ao que for a favor do povo eu vou votar sempre favorável. Agora, PEC da blindagem, pelo amor de Deus, gente! Vamos dar uma resposta no Senado", declarou.
Temas
LEIA MAIS
Cancelamento Simplificado
Comissão aprova cancelamento imediato de contratos automáticos
Gestão Agrícola
Comissão da Câmara aprova reforço em programas de proteção rural
PRERROGATIVAS PARLAMENTARES
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem