Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Setor Elétrico
Congresso em Foco
22/9/2025 10:50
Os efeitos do mecanismo denominado "constraint-off" sobre o setor elétrico brasileiro, bem como os custos que isso acarreta para os consumidores, serão discutidos em uma audiência pública promovida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) na próxima terça-feira (23), às 9h.
O constraint-off ocorre quando uma usina de energia está preparada para gerar eletricidade, mas é impedida de operar devido a limitações na rede, como a falta de infraestrutura para o transporte da energia ou a baixa demanda, entre outros fatores. Nesses casos, mesmo que a usina esteja apta a produzir energia limpa, ela é forçada a interromper sua produção por decisão do Operador Nacional do Sistema (ONS). Parte das usinas impactadas recebe uma compensação financeira, através dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), que é repassada aos consumidores na conta de luz.
Contudo, existem situações em que essa compensação não é prevista, resultando em prejuízos para a empresa geradora. Segundo o senador Marcos Rogério (PL-RO), há o risco de que esses prejuízos sejam arcados pelos consumidores. Ele afirma que há uma "forte mobilização de agentes do setor para que esses custos [também] sejam cobertos pelo ESS, o que, na prática, significaria um novo repasse financeiro aos consumidores. Dependendo da solução normativa que o Ministério de Minas e Energia adotar sobre o assunto, os encargos pagos pela sociedade poderão ser ainda mais altos".
O senador, que preside a Comissão de Serviços de Infraestrutura, foi o responsável por solicitar a audiência por meio do requerimento 50/2025 - CI. Ele enfatiza a importância do debate para discutir os impactos contratuais, os encargos tarifários e as consequências do mecanismo do constraint-off para o consumidor.
A lista de convidados para o debate inclui o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, e o secretário nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, João Cascalho. Também foram convidados representantes de empresas e consumidores, além de especialistas na área.
Temas
LEIA MAIS
Isenção de Tarifas
Comissão aprova isenção da conta de luz para famílias de baixa renda
Setor Elétrico
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta determina cassação de Ramagem e Eduardo Bolsonaro
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta