Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Imposto de Renda
Congresso em Foco
23/9/2025 15:07
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal realizou, nesta terça-feira (23), uma sessão para debater e votar o projeto de lei que propõe a isenção do Imposto de Renda para pessoas com renda mensal de até R$ 5 mil. Durante a audiência, houve um embate entre os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Izalci Lucas (PL-DF), após Izalci pedir vista do projeto.
O diálogo teve início quando o senador Omar Aziz criticou a protelação: "senador, eu não vejo por que a gente protelar mais isso, isso aí é para ajudar os trabalhadores. É um projeto que está aqui há seis anos, que todo mundo tem conhecimento". Em troca, foi possível ouvir comentários de parlamentares defendendo o direito de Izalci de se manifestar, destacando a necessidade de discutir o projeto de forma ampla.
Aziz respondeu, entretanto, que o colega "sistematicamente tem pedido vista de projetos que ajudam a população" pois, segundo ele, o senador do PL acredita serem propostas que beneficiariam o governo. Para além desse ponto, Aziz apontou que a faixa de isenção do IR poderia ser ainda maior, uma vez que grande parte dos cidadãos brasileiros não recebe grandes salários.
"Por que não a gente também chegar até $7,5 mil? Se o senhor puder estudar uma forma de fazer o refis até $7,5 mil, que não é um bom salário, é bem menor do que um senador da República ou um deputado federal ganha, é bem menor", indagou.
Também foi mencionada por Omar Aziz, indiretamente, a PEC da Blindagem. Logo depois de sugerir o aumento da faixa de isenção proposta, o senador afirmou que "as vantagens que nós [parlamentares] temos aqui, a prerrogativa que nós temos aqui, que querem acabar com as prerrogativas se está me entendendo, querem dar mais prerrogativa ainda para parlamentar, é em cima disso [grandes salários]".
Temas
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Hugo Motta diz que Câmara pautará isenção do IR na próxima semana
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes