Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova ações para inclusão de PcDs no mercado de trabalho

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Inclusão Social

Comissão aprova ações para inclusão de PcDs no mercado de trabalho

Projeto prevê capacitação, acesso a microcrédito e incentivo à contratação de pessoas com deficiência.

Congresso em Foco

25/9/2025 19:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei com objetivo de impulsionar o acesso ao emprego e ao empreendedorismo para pessoas com deficiência (PcDs). O projeto de lei 3607/24 visa fornecer capacitação em gestão dos negócios e acesso ao financiamento do microcrédito.

De autoria do deputado Júnior Mano (PSB-CE), a proposta estabelece diretrizes para políticas públicas, incluindo assistência técnica e consultoria para capacitação em gestão empresarial e acesso a microcrédito, programas de intermediação de mão de obra, suporte a empresas para acessibilidade e adaptação no ambiente de trabalho, e inclusão em programas de aprendizagem e estágios remunerados.

Sob relatoria do deputado Acácio Favacho (MDB-AP), foi acolhida a versão da Comissão do Trabalho para o projeto, que apresenta diversas modificações em relação à proposta original. O relator destacou que "a iniciativa procura enfrentar uma das mais persistentes barreiras vividas pelas pessoas com deficiência no Brasil: a exclusão do mercado de trabalho e a dificuldade de acesso a instrumentos de geração de renda".

Projeto visa incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado do trabalho.

Projeto visa incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado do trabalho. Freepik

A proposta estabelece cooperação estruturada mediante a celebração de acordos entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Além dos acordos, o Governo Federal deve promover campanhas de conscientização, desenvolver programas de formação e capacitação, preparar empresas para receber pessoas com deficiência e criar um portal eletrônico com informações relevantes.

Adicionalmente, o Poder Executivo pode instituir metas e indicadores de desempenho, incentivos fiscais e parcerias com instituições de ensino e organizações não governamentais. Se aprovado o projeto, será criado o "Selo Mais Inclusão", concedido anualmente às empresas que superarem o número mínimo de contratações exigido pela legislação.

O deputado Júnior Mano, ressaltou que "a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência já garante os direitos fundamentais, mas ainda é preciso enfrentar desafios significativos".

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, necessita aprovação na Câmara e no Senado.

Confira a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Câmara PCDs inclusão empregos

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

"Não tenho temperatura precisa", diz Hugo Motta sobre pautar anistia

CPMI

"Inaceitável": OAB repudia tratamento dado a advogado na CPMI do INSS

Crimes Digitais

Comissão aprova campanha nacional contra crimes digitais com uso de IA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES