Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Desembarque
Congresso em Foco
26/9/2025 | Atualizado às 14:21
O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta sexta-feira (26) que deixará o cargo. A saída já era esperada, já que ele é filiado ao União Brasil, partido que decidiu romper com o governo Lula e determinou a entrega dos ministérios ocupados por seus integrantes.
"Conversei hoje com o presidente em virtude da decisão do partido ao qual sou filiado e vim cumprir meu papel. Entreguei a carta com meu pedido de saída", afirmou Sabino em coletiva.
O ministro não detalhou quando deixará definitivamente a pasta. Segundo ele, o presidente Lula pediu que acompanhasse, na próxima quinta-feira (2), as obras em Belém (PA) para a COP30, marcada para novembro na capital paraense. Sabino acrescentou que Lula manifestou interesse em "ampliar o diálogo" com o União Brasil sobre os próximos passos da relação.
Na semana passada, Sabino já havia informado ao presidente que deixaria o cargo após o ultimato do partido, que deu 24 horas para seus filiados se desligarem do governo.
O rompimento foi oficializado há duas semanas pelo presidente do União Brasil, Antônio de Rueda. A legenda planejava deixar a base apenas no fim do ano, em articulação com o PP para as eleições de 2026, mas antecipou a decisão após críticas de Lula.
Temas
LEIA MAIS
PEC DA BLINDAGEM
Moro defendeu proteção a parlamentares em crime do qual é réu
TARIFAÇO DE TRUMP
Após "química" entre Lula e Trump, diplomatas dos EUA vão ao Senado