Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Legislativo
Congresso em Foco
1/10/2025 16:42
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na terça-feira (30), projeto de lei para instituir o Dia da Memória das Vítimas do Comunismo em 4 de junho. A proposta (499/2023) do deputado Thiago Manzoni (PL), segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.
Segundo a proposta, o Poder Público fica responsável por organizar atividades que proporcionem "reflexão acerca dos danos à humanidade causados pelas ditaduras comunistas ao longo da história" na semana que antecede a data comemorativa.
No documento, Manzoni argumenta que "debaixo do manto da busca pela igualdade social e pelo 'fim da exploração econômica do capital sobre os trabalhadores', diversos regimes ascenderam ao poder e proporcionaram verdadeiros massacres à sua população". Para o deputado distrital, o projeto cria um momento de reflexão para que "de maneira nenhuma, o Brasil seja alcançado por esse mal".
"Apesar de tamanha barbárie, ainda há quem, nos dias atuais, defenda regimes semelhantes [...] Por esse motivo, propomos a presente proposição que tem como objetivo instituir, no Distrito Federal, uma data anual destinada a gerar reflexão na sociedade do Distrito Federal por todas as mortes causadas por regimes baseados nessa ideologia, de modo que, de nenhuma maneira, o Brasil seja alcançado por esse mal."
Na mesma sessão, a Câmara Legislativa deu parecer favorável à inclusão da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Taguatinga no calendário oficial. O projeto de lei 528/2023, do deputado Gabriel Magno (PT), estabelece a data para o terceiro domingo do mês de setembro.
Para Magno, a proposta atua "como instrumento para reafirmar a importância dessa comunidade e sensibilizar a população para que tenham mais conhecimento, reconhecimento e respeito às situações a que tanto lhes acometem".
Temas
LEIA MAIS
Segurança Pública
Homicídio de profissionais de segurança pode ter pena de 40 anos
Câmara dos Deputados
Júnior Ferrari propõe responsabilização de tutores em ataques de cães
Violência contra Mulher
"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão
DIREITO TRABALHISTA
Licença-maternidade