Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SERVIÇO PÚBLICO
Congresso em Foco
5/10/2025 | Atualizado às 12:45
As provas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado começam a ser aplicadas na tarde deste domingo em 228 municípios do país. Com 761.545 candidatos confirmados, o processo seletivo mobiliza inscritos de quase cinco mil cidades, em busca de vagas em diferentes órgãos do Governo Federal.
Com aplicação simultânea em todas as unidades da Federação, o exame tem início às 13h, no horário de Brasília. Candidatos de nível superior respondem a 90 questões objetivas, enquanto os de nível médio enfrentam 68. Os aprovados nesta etapa voltam às salas em dezembro, para a prova discursiva.
A estrutura montada envolve cerca de 85 mil profissionais, incluindo apoio de forças policiais, inteligência e equipes de fiscalização. Parte da segurança é feita por agentes da Polícia Federal, Força Nacional e outros órgãos, com monitoramento centralizado em Brasília.
Para reduzir deslocamentos, o governo organizou os locais de aplicação em um raio de até 100 quilômetros das residências dos candidatos. As provas são realizadas em escolas e universidades públicas. É permitido levar o caderno de questões apenas na última hora do exame.
O concurso registra maioria feminina entre os inscritos, com 60% das candidaturas. Pessoas negras representam 27,7% do total, e candidatos com deficiência somam quase 4%. A seleção oferece 3.652 vagas e é coordenada pela Escola Nacional de Administração Pública, com execução da FGV.
Temas
Ensaio fotográfico
Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"