Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CESSAR-FOGO
Congresso em Foco
9/10/2025 | Atualizado às 18:00
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta quinta-feira, 9, nota em que saúda o acordo de cessar-fogo assinado no Egito entre o governo de Israel e o grupo terrorista Hamas. O entendimento marca o início da implementação da primeira fase do plano de paz apresentado pelos Estados Unidos, dois anos após o início da guerra.
"O governo brasileiro ressalta a dimensão humanitária do acordo e enfatiza que o cessar-fogo deverá resultar em alívio efetivo para a população civil. Reitera a necessidade de assegurar acesso pleno, imediato, seguro e desimpedido da assistência humanitária e das equipes das Nações Unidas que atuam no terreno", publicou o Itamaraty.
O termo assinado por Israel e Hamas sob mediação americana prevê, além do cessar-fogo, a troca de prisioneiros e reféns dos dois lados, entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza e a retirada de tropas israelenses da região. Segundo o ministério, o acordo cria "condições para a imediata reconstrução de Gaza, com apoio da comunidade internacional".
A chancelaria afirmou reconhecer "o importante papel" dos Estados Unidos nas negociações, bem como dos demais mediadores: o Catar, Egito e Turquia. Também "exorta as partes a cumprirem todos os termos do acordo e a engajarem-se de boa-fé em negociações para assegurar a efetivação da retirada completa das forças israelenses de Gaza", e cobra "o início do urgente processo de reconstrução da Faixa".
O Itamaraty também reafirmou a defesa da solução de dois Estados na região, preservando as fronteiras definidas para Israel e Palestina em 1967.
LEIA MAIS
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
FALHA OPERACIONAL
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)