Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
TENTATIVA DE GOLPE
Congresso em Foco
14/10/2025 12:38
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (14) o julgamento da Ação Penal 2694, que apura a atuação do chamado Núcleo 4 da trama golpista. O grupo, formado por sete réus, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de integrar uma organização que tentou abolir violentamente o Estado Democrático de Direito e tomar o poder após o resultado das eleições de 2022.
Segundo a PGR, os investigados atuaram na divulgação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e ataques a instituições e autoridades, com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral e criar um ambiente favorável à ruptura institucional. Todos respondem por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O Núcleo 4 reúne militares e civis ligados a ações de desinformação e à estrutura técnica que alimentou a narrativa de fraude nas urnas. O grupo é composto por:
O grupo foi denunciado em 6 de maio, e a denúncia foi aceita por unanimidade pela 1ª Turma do STF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Com isso, os sete se tornaram réus por envolvimento direto no plano ilegal que buscava reconduzir o ex-presidente Jair Bolsonaro ao poder.
Veja as datas reservadas para o julgamento do núcleo:
Sessões reservadas
14/10 - 9h às 12h / 14h às 19h
15/10 - 9h às 12h
21/10 - 9h às 12h / 14h às 19h
22/10 - 9h às 12h
Temas
LEIA MAIS
NÚCLEO DE DESINFORMAÇÃO
STF julga mais sete réus por tentativa de golpe; veja quem são eles
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"
Liberdade de Expressão
Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas