Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado Federal
Congresso em Foco
19/10/2025 13:00
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou projeto para a criação de centros-dia de atendimento diurno de pessoas idosas que necessitam de suporte, em situações nas quais as famílias não conseguem prover cuidados em tempo integral (5.115/2025). As unidades devem ser vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).
"Nossa ideia surge como uma unidade que oferece cuidados durante o dia, promovendo a autonomia, o convívio social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários", contou o parlamentar no documento. Segundo argumenta Flávio Bolsonaro, o foco da matéria é conceder apoio com baixo custo de manutenção, "capaz de resolver muitas coisas com poucos recursos".
"A construção de centros-dia para idosos é uma ação que se deduz das disposições já existentes e que concretiza os princípios da proteção integral, da prioridade e da dignidade da pessoa idosa, previstos tanto na [Lei Orgânica da Assistência Social] LOAS quanto no Estatuto [da Pessoa Idosa]", afirmou na matéria.
A medida tem como objetivo apoiar famílias cuidadoras; prevenir, com suas práticas, a institucionalização precoce de pessoas idosas; e promover autonomia, convivência e bem-estar de pessoas idosas. Se aprovada, regulamentação posterior definirá requisitos para receber auxílio dos centros-dia, assim como formas de custeio para a iniciativa.
No Senado, o texto aguarda distribuição para comissões permanentes.
Temas
LEIA MAIS
Direitos trabalhistas
JORNADA DE TRABALHO
Congresso retoma discussão sobre redução da jornada de trabalho
BENEFÍCIOS PARA PROFESSOR
Carteira Nacional Docente dá descontos a professor; veja como fazer