Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula sanciona lei que amplia e agiliza o Garantia-Safra

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

AGRICULTURA FAMILIAR

Lula sanciona lei que amplia e agiliza o Garantia-Safra

Benefício será destinado a produtores que comprovarem perda mínima de 40% da safra, percentual inferior ao exigido anteriormente.

Congresso em Foco

17/10/2025 7:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula sancionou a lei que amplia o número de agricultores familiares beneficiados pelo Garantia-Safra e agiliza o pagamento do auxílio em casos de perda de produção por seca ou excesso de chuvas. A nova regra reduz o número de parcelas de seis para três e permite pagamento em cota única em situações de emergência, calamidade pública ou pandemia. A Lei 15.236/2025 (veja a íntegra mais abaixo) foi publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial da União.

Medida beneficia pequenos agricultores.

Medida beneficia pequenos agricultores.Arquivo/Agência Brasil

O benefício será destinado a produtores que comprovarem perda mínima de 40% da safra, percentual inferior ao exigido anteriormente (50%), e pode incluir agricultores de outras regiões fora da área de atuação da Sudene. A lei também autoriza o uso dos recursos do fundo em ações de convivência com o semiárido, aumento da produtividade e enfrentamento das mudanças climáticas.

A medida tem como objetivo ampliar o alcance do programa e assegurar segurança e renda mínima aos agricultores familiares afetados por secas, enchentes e outros eventos climáticos extremos que comprometem a produção.

Relatora do projeto no Senado, a senadora Augusta Brito (PT-CE) destacou que a medida fortalece a agricultura familiar e garante renda mínima a quem enfrenta condições climáticas extremas. "As mudanças aprimoram o Garantia-Safra, assegurando a subsistência dos agricultores e a continuidade da produção nas regiões mais vulneráveis", afirmou.

A lei reforça o papel do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar como gestor do fundo e entra em vigor imediatamente. O governo espera ampliar a cobertura do benefício e garantir maior rapidez na liberação dos pagamentos em momentos críticos para o campo.

Veja a íntegra da lei:

"LEI Nº 15.236, DE 16 DE OUTUBRO DE 2025

Altera a Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002, para modificar disposições relativas ao Fundo Garantia-Safra e ao Benefício Garantia-Safra.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Esta Lei altera a Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002, para modificar disposições relativas ao Fundo Garantia-Safra e ao Benefício Garantia-Safra.

Art. 2º A Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 1º Fica criado o Fundo Garantia-Safra, de natureza financeira, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, bem como instituído o Benefício Garantia-Safra, com a finalidade de assegurar condições mínimas de subsistência e de continuidade da produção agropecuária aos agricultores familiares estabelecidos em Municípios situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), nos termos da Lei Complementar nº 125, de 3 de janeiro de 2007, e que estejam sistematicamente sujeitos à perda de safra em razão de eventos climáticos adversos, tais como estiagem ou excesso de chuvas.

.............................................................................................................................................................

§ 4º Fica o Poder Executivo autorizado a incluir agricultores familiares de outros Municípios, cujas regiões estejam situadas fora da área estabelecida no caput e desconsideradas pelo disposto no § 1º deste artigo, desde que atendidos previamente os seguintes requisitos:

..................................................................................................................................................... " (NR)

"Art. 3º Constituem despesas do Fundo Garantia-Safra:

.............................................................................................................................................................

II - a remuneração da instituição financeira de que trata o art. 7º desta Lei, incluídas as despesas de operacionalização do Fundo Garantia-Safra e de projetos a ele vinculados;

III - os recursos aplicados em ações e em projetos de convivência com o semiárido, de aumento da capacidade produtiva e de enfrentamento das mudanças climáticas, nos termos do art. 6º-A desta Lei." (NR)

"Art. 4º O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar será o gestor do Fundo Garantia-Safra, a quem caberá definir normas para sua operacionalização, segundo disposições estabelecidas pelo Poder Executivo federal." (NR)

"Art. 8º Farão jus ao Benefício Garantia-Safra os agricultores familiares que, tendo aderido ao Fundo Garantia-Safra, vierem a sofrer perda em razão de estiagem ou excesso hídrico, comprovada na forma do regulamento, de pelo menos 40% (quarenta por cento) do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, ou de outras culturas a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo, respeitadas as especificidades locais e regionais, sem prejuízo do disposto no § 3º deste artigo.

§ 1º O valor do Benefício Garantia-Safra será definido pelo órgão gestor e pago em até 3 (três) parcelas mensais, por família.

.............................................................................................................................................................

§ 5º Para a devida operacionalização do disposto no § 1º deste artigo, o órgão gestor definirá o valor do Benefício Garantia-Safra, em conformidade com a disponibilidade orçamentária.

§ 6º Quando houver decretação nacional de situação de emergência ou estado de calamidade pública, pandemia ou epidemia, o pagamento do Benefício Garantia-Safra será feito em parcela única." (NR)

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pequena empresa agricultura familiar agricultura Augusta Brito

Temas

Governo

LEIA MAIS

RELAÇÕES EXTERIORES

"Pintou uma indústria petroquímica", diz Lula sobre reunião com Trump

VÍDEO

RJ foi governado por "juiz picareta", diz Lula em referência a Witzel

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DIA DO PROFESSOR

Parceria entre iFood e MEC concede benefícios para professores

2

TRANSPORTE PÚBLICO

Jilmar Tatto: "Convenci Lula de que o Brasil precisa da tarifa zero"

3

Valorização

Câmara aprova transporte escolar para professores da zona rural

4

EDUCAÇÃO

Por que 15 de outubro virou o Dia do Professor no Brasil

5

LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalistas abandonam o Pentágono em protesto por restrição à imprensa

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES