Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI DO INSS
Congresso em Foco
3/11/2025 | Atualizado às 19:00
A CPMI do INSS retomou os trabalhos nesta segunda-feira (3) com o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA). O dirigente, convocado a partir de oito requerimentos de parlamentares de diferentes partidos, falará na condição de investigado sobre as suspeitas de envolvimento da entidade no esquema de desvios de recursos de aposentados e pensionistas.
A CBPA está entre as organizações apontadas pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto como responsáveis por descontos indevidos em benefícios previdenciários entre 2019 e 2024. De acordo com as investigações, a confederação teria causado um prejuízo de R$ 221,8 milhões aos cofres públicos. Abraão Lincoln já teve os sigilos bancário e fiscal quebrados e bens bloqueados, a pedido da Advocacia-Geral da União e do Coaf, que também foi acionado para fornecer relatórios financeiros.
Confira o depoimento:
O senador Izalci Lucas (PL-DF), autor de um dos requerimentos, classificou a CBPA como "um dos eixos centrais da arquitetura criminosa desvendada pela operação", e sustentou que há indícios de pagamento de propina a agentes públicos para viabilizar os descontos irregulares. Documentos da Controladoria-Geral da União (CGU) reforçam as suspeitas, descrevendo a sede da entidade como uma "pequena sala comercial" com apenas uma secretária, estrutura considerada incompatível com a alegada representação de mais de 360 mil filiados em 3,6 mil municípios.
Para a AGU e a CGU, a CBPA seria uma entidade de fachada, criada com o objetivo de praticar fraudes em massa contra beneficiários vulneráveis. O objetivo dos parlamentares com o depoimento é obter esclarecimentos sobre o funcionamento da confederação, os acordos firmados com o INSS e a possível rede de favorecimento que teria sustentado o esquema.
LEIA MAIS
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime