Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SENADO
Congresso em Foco
4/11/2025 | Atualizado às 16:05
Instalada nesta terça-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime organizado do Senado aprovou plano de trabalho durante o primeiro encontro. O documento foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), após ser designado como relator do colegiado.
Segundo determina Vieira, nos próximos quatro meses, a comissão desenvolverá um "rigoroso diagnóstico da situação atual da criminalidade organizada no Brasil, da infraestrutura e arcabouço legal disponíveis para o combate ao crime e das experiências exitosas dentro e fora do país na prevenção e repressão à ação das Organizações Criminosas".
Ao todo, nove tópicos nortearão as atividades do colegiado: ocupação territorial; lavagem de dinheiro; sistema prisional; corrupção ativa e passiva em todos os setores e esferas; rotas utilizadas para o transporte de mercadorias; crimes praticados; necessidade de integração entre os órgãos de segurança pública e as Forças Armadas; experiências bem-sucedidas de prevenção e repressão ao crime organizado; e, por fim, orçamento.
Como prioridade, Vieira defendeu começar pela aprovação dos requerimentos de convite, dos quais apresentou sete, todos aprovados durante a reunião:
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime