Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Projeto propõe desconto em passagens para familiares de falecidos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

luto

Projeto propõe desconto em passagens para familiares de falecidos

Texto prevê redução de ao menos 30% no valor da passagem para até cinco parentes.

Congresso em Foco

4/11/2025 17:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Pastor Gil (PL-MA) apresentou o projeto de lei 5.468/25, que institui o direito ao desconto em passagens aéreas e terrestres para familiares com parentesco de primeiro e segundo grau de falecidos. Medida visa facilitar a presença de parentes próximos para o último adeus e para procedimentos relacionados ao falecimento.

O projeto prevê um desconto de no mínimo 30% sobre o valor integral das passagens aos parentes de até segundo grau de parentesco. O desconto aplica-se exclusivamente às viagens com o objetivo de comparecer ao velório e sepultamento.

O desconto é estendido até três familiares de 1º grau e dois de 2º grau.

O desconto é estendido até três familiares de 1º grau e dois de 2º grau. Freepik

Na justificativa do projeto, o autor ressaltou que "o custo elevado das passagens aéreas e terrestres pode, em muitas situações, impedir que familiares que residem em outras localidades consigam chegar a tempo de prestar o último adeus aos seus entes queridos".

O desconto é estentido a até cinco familiares, sendo no mínimo três de primeiro grau (cônjuge ou companheiro, pais, filhos e imrãos). Os demais familiares podem ser de segundo grau (avós, netos, tios e sobrinhos), mediante comprovação de necessidade.

"A inclusão de familiares de segundo grau, com um limite de cinco pessoas no total, visa contemplar a importância dos tios e avós no contexto familiar, que muitas vezes desempenham papéis de grande relevância afetiva e de apoio."

De acordo com a proposta, será necessário a apresentação da certidão de óbito ou documento equivalente que comprove o falecimento do parente, assim como documento de identificação que assegure o grau de parentesco.

As empresas transportadoras devem obrigatoriamente disponibilizar em sistema de venda online e físico a opção de solicitação do desconto, contudo, o desconto não pode ser cumulativo com outras promoções ou tarifas promocionais.

Como funciona hoje em dia

Atualmente, algumas companhias aéreas oferecem a tarifa luto, um desconto emergencial em caso de falecimento de um ente. Também é possível solicitar o serviço por pessoas que estão em viagem no momento da morte de um parente e precisam antecipar sua volta.

Contudo, o desconto não é previsto por lei e varia conforme a política da empresa, podendo chegar a até 80%. Para solicitar a tarifa, é necessário entrar em contato com a central de atendimento da companhia e apresentar certidão de óbito, documento de identificação que comprove o parentesco documentos pessoaos do passageiro.

Confira a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Câmara Pastor Gil luto passagens

Temas

Congresso

LEIA MAIS

SENADO

CPI do Crime Organizado tem dois delegados e general na mesa diretora

TÁXI

Comissão aprova projeto que permite transferência de outorga de táxi

Trânsito

Comissão aprova nova regra para multas em vagas rotativas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES