Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
COP 30
Congresso em Foco
4/11/2025 | Atualizado às 18:34
Nesta terça-feira (4), durante entrevista a agências internacionais em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que gostaria da presença de Donald Trump na Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), marcada para novembro. A Casa Branca já indicou que não enviará representantes ao encontro de chefes de Estado, previsto para os dias 6 e 7.
Lula contou que chegou a insistir para que Trump visitasse a Amazônia. "Eu, sinceramente, queria que o Trump viesse aqui. Eu queria que ele viesse para ver o que é floresta. Se ele comer uma maniçoba, nunca mais vai ter mau humor", afirmou o presidente, em tom bem-humorado.
O prato típico do Pará é feito com folhas de mandioca e precisa ser cozido por sete dias para eliminar toxinas.
Lula destacou que nem todas as COPs contam com os principais líderes de cada país, em referência a Trump e o Líder chinês, Xi Jinping. O governo chinês será representado pelo vice-primeiro-ministro, Ding Xuexiang.
"Eu participo de muitas COPs e, nem em todas as COPs, você tem todos os principais líderes. [...] Nós temos 53 chefes de Estado que vão participar; 46 ministros que vão participar, e por volta de 19 organismos internacionais, além de vários embaixadores que vêm representar seus países. É uma representação forte."
Lula relatou que conversou com Trump no fim de outubro, durante passagem por Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo ele, a natureza amazônica teria um efeito positivo até no temperamento do presidente norte-americano. "Eu insisti para ele vir aqui, eu insisti. 'Vá conhecer a Amazônia, cara. Você vai perceber que o humor da gente fica maravilhosamente bom'. Você fica com o humor muito melhor", disse o presidente.
Temas
LEIA MAIS
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime