Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
COP 30
Congresso em Foco
6/11/2025 | Atualizado às 16:25
Durante pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (5), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) fez críticas aos gastos públicos destinados à Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em Belém (PA) na próxima semana. O parlamentar também se posicionou contra a proposta de indenizar famílias de pessoas que morreram em operações policiais no Rio de Janeiro.
O senador destacou o alto valor gasto com a COP30 e afirmou que recursos públicos devem ser utilizados em demandas sociais, como o saneamento básico.
"Sabe quantos milhões de brasileiros não têm saneamento básico? São 49 milhões de brasileiros. Sabe qual é o investimento em saneamento básico hoje? 300 milhões. Só com a COP30, estão gastando R$ 6 bilhões. Por isso é que eu não vou me calar aqui."
De acordo com o parlamentar, "o Brasil nunca esteve pronto para sediar nada" e relembrou a Copa de 2014: "tudo superfaturado".
Além disso, Cleitinho criticou a suposta indenização para famílias de pessoas mortas na megaoperação que ocorreu no Rio de Janeiro.
"Vamos lembrar que mais de 100 mortos não são vítimas da sociedade; mais de 100 mortos são bandidos e não merecem!"
O senador perguntou se o governo não iria indenizar as "vítimas dos traficantes". "'Mulher morre após ser feita refém durante confronto entre facções'. A família dessa mulher também será indenizada? Porque ela é vítima; a família dela é vítima de traficantes, de criminosos", afirmou Cleitinho.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil