Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Projeto de lei
Congresso em Foco
17/11/2025 19:30
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deliberou à favor de projeto de lei que assegura atendimento célere para gestantes em situações de emergência ou trabalho de parto. Texto segue para análise no Senado.
A aprovação ocorreu com parecer da deputada Chris Tonietto (PL-RJ), com substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aos projetos de lei 3.311/2019 e 3.871/2019, da ex-deputada Lauriete (ES).
Conforme o texto, na ausência de vagas no hospital ou maternidade, a gestante deve ser encaminhada para outra unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é incluída na Lei 11.634/2007, que assegura à gestante atendida pelo SUS o direito de ser informada sobre a maternidade onde ocorrerá o parto.
Em hospitais particulares, a inexistência de vagas na rede própria ou conveniada deve ser realizada em locais não integrantes da rede credenciada com custos pagos pelo plano de saúde, em alteração à Lei 9.656/1998, que regulamenta os planos privados de saúde.
A omissão na transferência da gestante, quando imprescindível, passa a ser classificada como infração sanitária, sujeita às sanções previstas na legislação vigente.
Temas
LEIA MAIS
TENTATIVA DE GOLPE
STF formaliza rejeição de recursos e pena de Bolsonaro se aproxima
Trabalho por Aplicativo
Regulamentação do trabalho por app deve ir ao Plenário neste mês
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1