Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado realiza sessão solene e premia nomes da cultura afro-brasileira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Consciência negra

Senado realiza sessão solene e premia nomes da cultura afro-brasileira

Cerimônia foi realizada para entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento.

Congresso em Foco

17/11/2025 18:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A defesa da igualdade racial e o reconhecimento da contribuição histórica da população negra brasileira marcaram a sessão solene de entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, realizada nesta segunda-feira (17), no Senado. A homenagem, criada para valorizar personalidades que promovem a cultura afro-brasileira, faz alusão à data que antecede o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Idealizada para destacar indivíduos que dedicam suas vidas à promoção da igualdade racial, a cerimônia foi conduzida pelo autor do requerimento, senador Paulo Paim (PT-RS). "Abdias foi poeta, autor, professor, deputado e senador. Tenho orgulho das fotos dele na minha casa e no meu gabinete. Era um grande homem, um guerreiro da dignidade humana", afirmou.

Um país com os pés na África

Durante a cerimônia, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) relembrou que a abolição da escravidão não eliminou os traços estruturais do racismo no país. O parlamentar destacou que além de homenagem, a data busca trazer reflexão.

"Nosso país ainda convive com heranças da escravidão. Ainda há proprietários de terras que oprimem e escravizam, como no passado. O Brasil é uma nação com os pés na África, resultado da mistura de povos. Que isso seja, como dizia Darcy Ribeiro, mais virtude do que defeito."

Comenda privilegia contribuição relevante à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira.

Comenda privilegia contribuição relevante à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira.Edilson Rodrigues/Agência Senado

Personalidades reconhecidas

A edição deste ano da Comenda Senador Abdias Nascimento homenageou seis personalidades de distintas regiões e áreas de atuação. Todas elas foram selecionadas por seu trabalho na promoção da cultura afro-brasileira, na defesa dos direitos humanos e no fortalecimento das políticas de igualdade racial.

  • Bezerra de Menezes: Médico, político e filantropo cearense do século 19. Atuou na defesa da população negra escravizada com atendimento médico gratuito, ações em prol da libertação de escravizados e protagonismo nos debates das leis emancipacionistas. Também difundiu valores de justiça e reparação histórica dentro do movimento espírita.
  • Carlos Alves Moura: Advogado e ativista, é fundador do Centro de Estudos Afro-Brasileiros de Brasília e foi o primeiro presidente da Fundação Cultural Palmares. Sua atuação é marcada pelo fortalecimento da cultura negra, do reconhecimento de comunidades quilombolas e da conexão cultural com países africanos lusófonos.
  • Gilson José Rodrigues Junior: Antropólogo e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), desenvolve ações de educação étnico-racial e letramento racial. Atua em projetos que integram ensino, pesquisa e ação cultural com foco na representatividade negra no ambiente escolar.
  • Natanael dos Santos: Historiador e pesquisador das relações entre Brasil e África, fundou grupos acadêmicos e coordenou núcleos de direitos humanos. É coautor do premiado projeto Black Box, vencedor do Leão de Ouro em Cannes em 2019, e atualmente dirige a Editora Griô Educacional.
  • Tulio Augusto Samuel Custódio: Sociólogo, dedica-se há quase duas décadas ao estudo do legado de Abdias Nascimento. Atuou na curadoria de exposições e organizou coletânea de textos inéditos do líder, ampliando o acesso à cultura negra e ao pensamento de Abdias no Brasil.
  • Valdice Gomes da Silva: Jornalista e ativista alagoana, é fundadora da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (Cojira-AL). Presidiu o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e atualmente lidera projetos culturais voltados à celebração da consciência negra, como o "Vamos Subir a Serra", na Serra da Barriga (AL).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

senado federal sessão solene Abdias Nascimento consciencia negra

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Sustentabilidade

Randolfe quer banir uso de embalagens plásticas na venda livros

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1

SEGURANÇA PÚBLICA

Lindbergh cobra novo adiamento da votação do PL Antifacção

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TENTATIVA DE GOLPE

STF formaliza rejeição de recursos e pena de Bolsonaro se aproxima

2

Entrevista

"Extrema-direita conquista o jovem pelas redes", diz Guilherme Cortez

3

Trabalho por Aplicativo

Regulamentação do trabalho por app deve ir ao Plenário neste mês

4

AGRICULTURA

Comissão aprova mudar o termo "agrotóxico" para "defensivo agrícola"

5

Aviação Civil

Comissão de Turismo propõe retorno do despacho gratuito de bagagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES