Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Consciência negra
Congresso em Foco
17/11/2025 18:04
A defesa da igualdade racial e o reconhecimento da contribuição histórica da população negra brasileira marcaram a sessão solene de entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, realizada nesta segunda-feira (17), no Senado. A homenagem, criada para valorizar personalidades que promovem a cultura afro-brasileira, faz alusão à data que antecede o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Idealizada para destacar indivíduos que dedicam suas vidas à promoção da igualdade racial, a cerimônia foi conduzida pelo autor do requerimento, senador Paulo Paim (PT-RS). "Abdias foi poeta, autor, professor, deputado e senador. Tenho orgulho das fotos dele na minha casa e no meu gabinete. Era um grande homem, um guerreiro da dignidade humana", afirmou.
Um país com os pés na África
Durante a cerimônia, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) relembrou que a abolição da escravidão não eliminou os traços estruturais do racismo no país. O parlamentar destacou que além de homenagem, a data busca trazer reflexão.
"Nosso país ainda convive com heranças da escravidão. Ainda há proprietários de terras que oprimem e escravizam, como no passado. O Brasil é uma nação com os pés na África, resultado da mistura de povos. Que isso seja, como dizia Darcy Ribeiro, mais virtude do que defeito."
Personalidades reconhecidas
A edição deste ano da Comenda Senador Abdias Nascimento homenageou seis personalidades de distintas regiões e áreas de atuação. Todas elas foram selecionadas por seu trabalho na promoção da cultura afro-brasileira, na defesa dos direitos humanos e no fortalecimento das políticas de igualdade racial.
Temas
LEIA MAIS
Sustentabilidade
Randolfe quer banir uso de embalagens plásticas na venda livros
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1
SEGURANÇA PÚBLICA
TENTATIVA DE GOLPE
STF formaliza rejeição de recursos e pena de Bolsonaro se aproxima
Trabalho por Aplicativo
Regulamentação do trabalho por app deve ir ao Plenário neste mês