Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Mudanças Legislativas
Congresso em Foco
18/11/2025 19:08
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que prevê a interrupção do prazo prescricional e a suspensão do prazo decadencial em processos civis quando houver caso fortuito ou força maior. A medida valerá apenas nos seis meses finais do prazo legal.
O texto aprovado é um substitutivo do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) ao projeto de lei 2.095/2020, de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP). A proposta original foi apresentada durante a pandemia de Covid-19 como resposta às dificuldades enfrentadas por cidadãos e instituições para cumprir prazos judiciais naquele período.
Gaspar argumentou que, diante da crescente vulnerabilidade ambiental e da ocorrência frequente de eventos extremos, não é eficaz depender de leis temporárias e emergenciais para tratar de prescrição e decadência. Segundo ele, a adoção de uma regra permanente evita lacunas, reduz desigualdades regionais e traz segurança jurídica.
"Limitar a suspensão aos seis meses finais simplifica a contagem e evita a ampliação excessiva dos prazos, beneficiando apenas quem realmente necessita".
A proposta altera dispositivos do Código Civil. Como tramita em caráter conclusivo, seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para votação no Plenário da Câmara.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113965, "viewed": [ "113965" ], "context": "{\"articlekey\":113965,\"originalarticlekey\":\"113965\"}" }
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1