Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Megaoperação no Rio falhou em seus objetivos, avalia Fabiano Contarato

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

Megaoperação no Rio falhou em seus objetivos, avalia Fabiano Contarato

Presidente da CPI do Crime Organizado destaca que ação no Alemão e na Penha não melhorou a vida dos moradores e falhou em seus principais alvos.

Congresso em Foco

24/11/2025 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), presidente da CPI do Crime Organizado, criticou em entrevista ao Congresso em Foco o resultado da megaoperação das forças policiais do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha. O parlamentar ressaltou que, além do saldo de 121 mortes, a ação não atingiu os objetivos previamente determinados.

"O objetivo da operação era cumprir 100 mandatos de prisão, e foi cumprido 20 mandatos de prisão. O objetivo era prender o Doca, que era um dos cabeças do Comando Vermelho, e ele não foi preso. (...) E ela teve um saldo de 121 mortos, com 4 policiais mortos e dezenas de feridos", apontou.

Confira o trecho da entrevista:

Contarato questiona se de fato a operação foi capaz de oferecer melhora na qualidade de vida dos moradores das respectivas comunidades. "Eu sempre pergunto, foi restituída a ocupação social para a comunidade? Porque depois passou 12 horas da operação, como que se isso se voltou à população? Ela continua sendo subjugada, tendo que pagar água, internet, se locomover, ter o comércio?".

O senador também lamentou as comemorações em torno das mortes decorrentes da ação policial, independente se os mortos eram ou não faccionados. "Quando um ser humano comemora morte, seja de quem quer que seja, há algo errado com essa população. (...) No Brasil é abolido, não é permitido, não foi recepcionado a pena de morte. Então, você comemorar a morte é uma constatação de uma doença, vamos dizer assim, no aspecto da humanidade da população".

Consórcio da Paz

Apesar da crítica à operação, Fabiano Contarato revela enxergar com bons olhos o "Consórcio da Paz", bloco de governadores que compartilham com a visão do governador Cláudio Castro a respeito da gestão de segurança pública. Para o senador, toda iniciativa voltada à colaboração entre entes federados é bem vinda.

"Eu defendo que esse é o momento de união de todos os entes. União, Estados e municípios, para fazer um trabalho de planejamento de segurança pública, deixando as vaidades do seu lado e falando, olha, nós temos que restituir essa garantia constitucional de que segurança pública é direito de todos, mas é dever do Estado. Eu acho que toda medida que ela visa a dar efetividade a essa garantia constitucional, ela vem vinda", declarou.

Delegado de polícia por mais de 20 anos, Contarato ressaltou que o combate à grande maioria dos crimes previstos na legislação brasileira recai sobre as forças de segurança estaduais, o que reforça a necessidade de colaboração entre os governos.

Veja a fala do senador:

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Rio de Janeiro CPI do crime organizado Cláudio Castro Fabiano Contarato Senado

Temas

Segurança Pública Congresso

LEIA MAIS

AGENDA DO SENADO

Senado pauta aposentadoria dos agentes de saúde e acordos externos

SEGURANÇA PÚBLICA

Deputado propõe incluir guardas municipais na Força Nacional

CONGRESSO

Nikolas diz que não sabia de proibição de celular na casa de Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUDICIÁRIO

Entenda o plano de fuga "RAFE-LAFE", citado na decisão de Moraes

2

CONGRESSO

Nikolas diz que não sabia de proibição de celular na casa de Bolsonaro

3

RISCO DE FUGA

Prisão de Bolsonaro foi decretada após rompimento da tornozeleira

4

Prisão

Internet reage com memes à prisão de Bolsonaro

5

JUDICIÁRIO

Bolsonaro queimou tornozeleira com ferro de solda antes de ser preso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES