Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI do Crime Organizado deve atingir o "andar de cima", diz Contarato

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

CPI do Crime Organizado deve atingir o "andar de cima", diz Contarato

Presidente da comissão defende que as investigações mirem autores de crimes de colarinho branco, principalmente agentes políticos.

Congresso em Foco

24/11/2025 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em entrevista ao Congresso em Foco, o presidente da CPI do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), defendeu que a comissão busque investigar não apenas facções criminosas e outras organizações violentas, mas também autores de crimes de colarinho branco.

"Acima de tudo, eu espero que essa CPI suba esse andar de cima. [Desvendar o] envolvimento de políticos com organização criminosa, eu acho que seria um grande serviço que essa CPI pudesse dar ao Brasil", afirmou o senador. "Seja do municipal, seja do estadual, seja do âmbito federal, se estiver envolvido com organização criminosa, facção criminosa ou lavagem de dinheiro", completou.

Confira o trecho da entrevista:

Fabiano Contarato relata que há uma grande diferença de tratamento entre criminosos no Brasil. "Eu fui delegado de polícia por 27 anos, e é muito triste quando você vê o Estado criminalizando a pobreza e criminalizando a cor da pele". A CPI, ao seu ver, abre uma oportunidade para mudar esse padrão. "É muito bom quando você vê que a lei está sendo cumprida doa quem doer", declarou.

Em outro momento, o parlamentar ressaltou que os crimes que envolvem recursos públicos muitas vezes provocam um dano muito maior do que crimes violentos. "Quando um político desvia a verba da saúde, ele mata milhões de pessoas. Quando um político desvia a verba da educação, ele mata os sonhos de milhões de jovens. E aí você tem uma desigualdade. Um político é condenado por corrupção, já é difícil ser condenado. Quando é condenado, coloca em prisão domiciliar", lamentou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fabiano Contarato CPI do crime organizado Senado

Temas

Segurança Pública Congresso

LEIA MAIS

AGENDA DO SENADO

Senado pauta aposentadoria dos agentes de saúde e acordos externos

SEGURANÇA PÚBLICA

Deputado propõe incluir guardas municipais na Força Nacional

CONGRESSO

Nikolas diz que não sabia de proibição de celular na casa de Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES