Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPI do Crime Organizado
Congresso em Foco
7/12/2025 9:00
Na próxima terça-feira (9), às 9h, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prestará depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado. Sua participação tem como objetivo apresentar sua visão e experiência no enfrentamento às organizações criminosas, contribuindo para o debate e a formulação de estratégias mais eficazes.
A convocação do ministro atende a um requerimento proposto pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do colegiado. O parlamentar também estendeu o convite ao ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e ao diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, embora as datas de seus comparecimentos ainda não tenham sido confirmadas.
O senador Alessandro Vieira enfatiza a importância da contribuição dessas autoridades para a análise da ameaça representada pelo crime organizado e para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas.
"O enfrentamento eficaz dessa modalidade criminosa não é tarefa de um único órgão, mas exige uma atuação coordenada, sinérgica e robusta de múltiplas esferas do Poder Executivo, abrangendo desde a inteligência estratégica até a repressão qualificada e o controle do sistema prisional."
Temas
Congresso Nacional
Davi quer identificar autores de ataques "Congresso inimigo do povo"
Voto Restrito
Crimes contra democracia
Zé Trovão quer revogar crime de golpe e ataque ao processo eleitoral