Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Projeto de lei define regras para atuação profissional de gastrônomos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Direitos Trabalhistas

Projeto de lei define regras para atuação profissional de gastrônomos

Texto da deputada Helena Lima detalha funções do gastrônomo, preserva competências de nutricionistas e define áreas formais de atuação.

Congresso em Foco

9/12/2025 10:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O exercício da profissão de gastrônomo pode ganhar regulamentação nacional. O projeto de lei 6.129/2025, apresentado pela deputada Helena Lima (MDB-RR), define as atribuições do profissional responsável pelo planejamento, execução e gestão de processos culinários em cozinhas profissionais. O texto estabelece que o gastrônomo atua no desenvolvimento de cardápios, coordenação de equipes e aplicação de técnicas de preparo, além de promover práticas relacionadas à cultura e identidade gastronômica.

A proposta lista áreas de atuação que vão da criação e avaliação de preparações culinárias à gestão de rotinas de trabalho, supervisão de processos em serviços de alimentação, consultoria em turismo e eventos e desenvolvimento de produtos e técnicas. Segundo o texto, essas atividades não interferem em competências já reservadas a profissionais regulamentados, como nutricionistas, responsáveis pela prescrição de dietas e planos alimentares, ou órgãos de vigilância sanitária, encarregados da fiscalização de alimentos.

Regulamentação busca dar segurança jurídica ao trabalho técnico em cozinhas profissionais.

Regulamentação busca dar segurança jurídica ao trabalho técnico em cozinhas profissionais.Arte Congresso em Foco

O projeto também afirma que o exercício das funções descritas não dispensa o cumprimento de normas sanitárias, ambientais e de segurança aplicáveis ao setor.

Na justificativa, a deputada defendeu que a regulamentação preenche uma lacuna legal para um setor que movimenta cerca de R$ 250 bilhões ao ano, segundo dados citados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Ela afirmou que os gastrônomos têm papel relevante no planejamento de cozinhas profissionais, na organização de equipes e na promoção de tradições regionais, mas atuam hoje sem uma referência legal clara.

Para a deputada o projeto oferece segurança jurídica e aprimora a oferta de serviços de alimentação. Helena afirmou que a medida é "equilibrada", valoriza o trabalho técnico, preserva as atribuições de outras categorias e fortalece políticas de alimentação social, turismo e patrimônio gastronômico.

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

regulamentação profissional gastronomia Helena Lima projeto de lei

LEIA MAIS

Projeto de lei

Autointitulado "ex-gay", Pastor Isidório propõe dia do orgulho hétero

Inteligência Artificial

Deputado propõe regras para autoria e rótulos em conteúdos de IA

Educação

Lula envia projetos das universidades indígena e do esporte à Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES