Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DESVIO DE EMENDAS
Congresso em Foco
12/12/2025 | Atualizado às 12:10
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Transparência para apurar suspeitas de irregularidades na destinação de verbas públicas provenientes de emendas parlamentares.
Uma das pessoas investigadas é Mariângela Fialek, que assessorou o deputado Arthur Lira (PP-AL) quando ele era presidente da Câmara. Ela é alvo de medidas autorizadas no âmbito da operação.
A ação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do STF. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Brasília, com foco na coleta de documentos e dispositivos que possam esclarecer o suposto esquema. Mariângela cuidava da parte de emendas durante a presidência de Lira e está lotada atualmente na liderança do PP na Câmara.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação apura indícios da prática dos seguintes crimes:
A PF não detalhou, até o momento, o valor das emendas sob suspeita nem o período em que teriam ocorrido as irregularidades. Lira não figura entre os alvos da operação. O deputado e a assessora ainda não se manifestaram. O espaço permanece aberto para manifestação.
Durante sua gestão de quatro anos à frente da Câmara, o congressista alagoano acumulou poder sobre emendas parlamentares.
Temas
LEIA MAIS
Câmara de Deputados
Comissão de Cultura aprova meia-entrada mediante doação de alimento
Comissão de Agricultura
Novas regras para artesãos em vulnerabilidade social avançam na Câmara
Câmara dos Deputados