Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Lamentação Oficial
Congresso em Foco
15/12/2025 9:00
Em comunicado oficial divulgado neste domingo (14), o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), manifestou seu pesar em relação ao atentado ocorrido na praia de Bondi, em Sydney, Austrália. O ataque, que resultou em 12 mortes e deixou dezenas de feridos, ocorreu durante a celebração da festividade judaica de Hanukkah.
Alcolumbre, que professa a fé judaica, expressou solidariedade às vítimas e seus familiares, enfatizando que "o terrorismo, motivado pelo antissemitismo ou por qualquer outra forma de ódio, é inaceitável".
A nota oficial divulgada por Alcolumbre expressa "profunda tristeza e indignação diante do ataque terrorista contra a comunidade judaica ocorrido neste domingo (14), durante o acendimento da primeira vela de Chanucá, na praia de Bondi, em Sydney, que resultou em mortes e deixou dezenas de pessoas feridas".
O presidente do Senado Federal classificou o ato como "cruel, movido pelo ódio e pelo antissemitismo, que atinge não apenas a comunidade judaica da Austrália, mas fere valores fundamentais como a vida, a liberdade religiosa e a convivência pacífica".
Alcolumbre reiterou que, "na condição de judeu, sinto de forma ainda mais profunda a dor deste momento e expresso minha solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e à comunidade judaica da Austrália e do mundo inteiro".
O comunicado conclui reafirmando o compromisso do Congresso Nacional com a defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa, unindo-se "às manifestações internacionais de repúdio" ao ataque.
Leia a integra da nota de Davi Alcolumbre:
"Manifesto profunda tristeza e indignação diante do ataque terrorista contra a comunidade judaica ocorrido neste domingo (14), durante o acendimento da primeira vela de Chanucá, na praia de Bondi, em Sydney, que resultou em mortes e deixou dezenas de pessoas feridas.
Trata-se de um ato cruel, movido pelo ódio e pelo antissemitismo, que atinge não apenas a comunidade judaica da Austrália, mas fere valores fundamentais como a vida, a liberdade religiosa e a convivência pacífica.
Na condição de judeu, sinto de forma ainda mais profunda a dor deste momento e expresso minha solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e à comunidade judaica da Austrália e do mundo inteiro.
O terrorismo, motivado pelo antissemitismo ou por qualquer outra forma de ódio, é inaceitável. O Congresso Nacional se une às manifestações internacionais de repúdio e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa.
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional"
Temas
LEIA MAIS
FIM DAS SANÇÕES
Nikolas rebate Eduardo Bolsonaro após queda de sanção a Moraes
DOMINGO DE PROTESTOS
PL da Dosimetria: veja as cidades onde há atos contra redução de penas
REFORMA TRIBUTÁRIA
Reforma tributária: relator muda texto do IBS e Câmara acelera votação