Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Entenda como funciona a escolha dos líderes da Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

LIDERANÇAS

Entenda como funciona a escolha dos líderes da Câmara

Regimento interno define critérios, poderes e diferenças entre partidos, federações, blocos e lideranças de maioria, minoria, oposição e governo.

Congresso em Foco

3/1/2026 | Atualizado 16/1/2026 às 13:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A escolha dos líderes partidários na Câmara dos Deputados segue critérios definidos pelo Regimento Interno da Casa. Esses líderes têm papel central nas articulações políticas e influenciam diretamente o funcionamento do Legislativo.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares.

Os deputados são organizados por partidos, federações ou blocos parlamentares. Cada uma dessas formas de representação tem direito a indicar um líder, que atua como porta-voz do grupo nas votações, debates e negociações internas.

O líder atua como porta-voz do grupo nas votações, debates e negociações internas.

O líder atua como porta-voz do grupo nas votações, debates e negociações internas.Arte Congresso em Foco

Diferença entre partido, federação e bloco

O partido político pode atuar de forma isolada ou em conjunto. Quando se une a outro(s) partido(s) em caráter nacional e contínuo, forma uma federação partidária. Essa união precisa durar, no mínimo, quatro anos. Já os blocos parlamentares são alianças feitas apenas para atuar dentro da Câmara, podendo reunir partidos e até federações.

No caso das federações, os partidos atuam como uma única legenda. Seus deputados seguem orientação comum e são liderados por um representante da federação. Os blocos, por sua vez, funcionam como agrupamentos temporários, que podem ser desfeitos a qualquer momento. Para existir, um bloco precisa ter pelo menos 16 deputados.

Atualmente, a Câmara conta com três federações:

  • Federação PT-PCdoB-PV;
  • Federação Psol-Rede;
  • Federação PSDB-Cidadania.

Além delas, há a presença de dois blocos parlamentares: União, PP, PSD, Republicanos, MDB, Federação PSDB Cidadania, Pode e Avante, Solidariedade, PRD.

Também há duas bancadas temáticas oficiais: a Bancada Feminina e a Bancada Negra.

Como são escolhidos os líderes

O líder é indicado pela maioria absoluta dos deputados de sua bancada e a escolha deve ser comunicada à Mesa Diretora. O líder pode nomear vice-líderes, na proporção de um para cada quatro deputados ou fração, com direito a designar um como primeiro vice-líder. Os líderes permanecem no cargo até nova indicação da bancada.

Prerrogativas e influência

O tamanho das bancadas influencia diretamente no poder de seus líderes. Isso vale para o tempo de fala no Plenário, número de destaques nas votações e participação em comissões. Nas comissões permanentes, por exemplo, as bancadas maiores escolhem primeiro os cargos que pretendem ocupar.

As prerrogativas variam conforme a estrutura de representação:

  • Partido isolado com cláusula de desempenho: tem líder com plenos poderes legislativos.
  • Partido em bloco com cláusula de desempenho: tem líder, mas quem atua é o líder do bloco.
  • Partido em federação: é representado pelo líder da federação.
  • Partido isolado sem cláusula de desempenho: tem apenas um representante, com prerrogativas limitadas.

O papel do líder na Câmara

Entre as funções regimentais, o líder pode usar a palavra em plenário, inscrever deputados para as comunicações parlamentares, participar de comissões sem direito a voto, encaminhar votações e indicar membros para compor ou substituir integrantes de comissões.

Além das lideranças partidárias, o presidente da República pode indicar um líder do governo e até 20 vice-líderes. Já o líder da oposição é o porta-voz dos partidos que se colocam formalmente contra o governo.

O líder da maioria é o deputado que representa a maior bancada. A minoria, representada pela segunda maior bancada que se opõe à maioria governista, também possui liderança própria. A minoria tem prerrogativas regimentais próprias, como uso da palavra e indicação de membros para comissões.

Confira os líderes da Câmara.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Câmara regimento interno

Temas

Congresso

LEIA MAIS

CONGRESSO

Oposição diz ter assinaturas para criar CPMI do Banco Master

Contratações Públicas

Projeto reserva 20% das vagas temporárias para bombeiros civis

DIREITO AO VOTO

"Quem recebe dinheiro do governo não poderia votar", diz Bilynskyj

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES