Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Benefícios Tributários
Congresso em Foco
1/1/2026 17:00
A validade dos incentivos fiscais relativos às taxas de fiscalização e contribuições incidentes sobre estações de telecomunicações foi estendida até o dia 31 de dezembro de 2030. A medida é prevista pela Lei 15.320/2025, sancionada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Sem a legislação, os benefícios terminariam ao final deste ano. A nova lei prorroga os benefícios tributários aplicáveis aos denominados equipamentos inteligentes, compreendendo mecanismos de comunicação via internet que abrangem desde dispositivos domésticos até maquinário industrial, tecnologia também conhecida como "internet das coisas".
A expectativa é que a prorrogação do benefício incentive o mercado, assegurando a manutenção de postos de trabalho e impulsionando a atividade econômica. A comunicação via internet em áreas rurais também será favorecida, dada a sua sensibilidade a essa modalidade de tecnologia, especialmente no que tange às estações satelitais
A nova lei tem sua origem no projeto de lei 4.635/2024, de autoria do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). No Senado Federal, o projeto foi aprovado em 2 de dezembro, tendo o senador Efraim Filho (União-PB) como relator.
Temas
LEIA MAIS
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
Lula sanciona LDO com veto ao fundo partidário e regra para emendas
PRÊMIO BILIONÁRIO
Após atraso, Caixa divulga números da Mega da Virada; veja o resultado
JUSTIÇA DO TRABALHO
TST determina fim da greve dos Correios e fixa reajuste de 5,1%
CASO BANCO MASTER
PF faz acareação entre dono do Banco Master e ex-presidente do BRB
armamento liberado
Pollon apresenta pacote de projetos para ampliar porte de armas