Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Direitos Humanos
Congresso em Foco
6/1/2026 18:00
Nesta quarta-feira (7), comemora-se o Dia da Liberdade de Culto, data criada para reafirmar o direito constitucional à livre expressão religiosa. O dia homenageia decreto da mesma data em 1890, promulgado por Marechal Deodoro da Fonseca.
No Brasil, é proibido à autoridade federal, assim como à dos Estados federados, expedir leis, regulamentos, ou atos administrativos, que estabeleçam uma religião, ou vede diferenças entre os habitantes do país, ou nos serviços sustentados à custa do orçamento público.
O direito, que hoje faz parte da Constituição Federal de 1988, também já foi pauta na Câmara. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3.218 de 1948 foi apresentada por Jorge Amado.
Na visão do presidente do Congresso Nacional e do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), essa liberdade representa um dos fundamentos da democracia e da dignidade humana.
"Respeitar a fé é respeitar a própria democracia. Defender a liberdade religiosa é defender a dignidade humana. Por isso, reafirmo, o Congresso Nacional está unido nesta causa."
LEIA MAIS
Segurança pública
Erika Hilton cobra governo de PE sobre caso em Porto de Galinhas
Estatuto da Juventude
Câmara avança com criação da Semana do Estatuto da Juventude