Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula veta projeto que fixava limite de idade para policiais militares

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Veto presidencial

Lula veta projeto que fixava limite de idade para policiais militares

Presidente alegou inconstitucionalidade e afronta à autonomia dos entes federativos.

Congresso em Foco

7/1/2026 14:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei 1.469/2020, que propunha a unificação, em nível nacional, dos limites de idade para admissão nas fileiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

A proposta, que havia sido aprovada no Senado Federal em dezembro do ano anterior, estabelecia a idade máxima de 35 anos para o ingresso de oficiais e praças, e de 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou com especializações correlatas. Atualmente, a legislação adota critérios etários variáveis, definidos por cada estado, geralmente situados entre 25 e 35 anos.

Legislação vigente adota critérios etários variáveis.

Legislação vigente adota critérios etários variáveis.Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Folhapress

Na justificativa do veto, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (7), o governo federal informou que a decisão foi precedida de manifestações do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo o entendimento do governo, o projeto foi considerado inconstitucional e contrário ao interesse público, motivando sua rejeição.

O texto do veto argumenta que a "uniformização rígida nacional da idade máxima de ingresso na polícia militar e no corpo de bombeiros militar" representa uma afronta à autonomia dos entes federados, extrapolando o conceito de uma norma geral, violando o princípio da razoabilidade e comprometendo a capacidade de gestão dos efetivos estaduais.

Em decorrência da decisão presidencial, o veto será submetido à análise do Congresso Nacional, em sessão conjunta de deputados e senadores. Os parlamentares terão a prerrogativa de manter ou derrubar o veto. Para que o veto seja derrubado, é imprescindível o voto favorável da maioria absoluta em ambas as Casas do Congresso.

O projeto de lei, de autoria do deputado Guilherme Derrite (PL-SP), havia sido aprovado no Senado com parecer favorável do senador Jorge Seif (PL-SC). Além de estabelecer as idades máximas, o relatório de Seif determinava que a verificação da idade deveria ocorrer na data de publicação do edital do concurso público, e não na data da inscrição.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Polícia Militar Brigada Militar Lula guilherme derrite Jorge Seif

Temas

Governo

LEIA MAIS

Acordo Avançado

Alckmin diz que acordo Mercosul-União Europeia está bem encaminhado

Benefícios do INSS

Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos no INSS

Ministério da Justiça

Quem são os cotados para substituir Lewandowski na Justiça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES