Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. A pedido de Damares, Girão vai aos EUA tratar da prisão de Bolsonaro

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

RELAÇÕES EXTERIORES

A pedido de Damares, Girão vai aos EUA tratar da prisão de Bolsonaro

Senador é enviado para dialogar com a Corte Interamericana de Direitos Humanos em nome da comissão.

Congresso em Foco

15/1/2026 14:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, anunciou em suas redes sociais que a Corte Interamericana de Direitos Humanos acatou uma petição apresentada por ela e outros parlamentares para apurar as condições da prisão de Jair Bolsonaro. Os congressistas alegam que o ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por golpe de Estado, estaria sendo vítima de tortura.

"A Corte Interamericana de Direitos Humanos recepcionou a nossa petição e nós pedimos reuniões com as autoridades da Corte. As reuniões já estão sendo agendadas, e na próxima semana a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal estará em Washington D.C. Estará representando a comissão o nosso querido senador Eduardo Girão, que assinou as petições comigo", relatou a senadora.

Damares e Girão acusam o judiciário brasileiro de praticar tortura contra Jair Bolsonaro.

Damares e Girão acusam o judiciário brasileiro de praticar tortura contra Jair Bolsonaro.Carlos Moura/Agência Senado

A congressista alega que Bolsonaro é alvo de violação de direitos humanos tanto no mérito quanto na forma como sua sentença foi executada. "O nosso presidente Jair Bolsonaro não deveria nem estar condenado, mas ele está condenado e pior, cumprindo uma sentença em regime fechado, sendo que ele tem mais de 70 anos de idade e está muito doente. Estamos provando para o Brasil e para o mundo que o que está acontecendo com ele configura uma tortura", declarou.

Bolsonaro cumpre pena desde novembro na sala de Estado da superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado em setembro por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, formação de organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Esta não é a primeira viagem de parlamentares da oposição aos Estados Unidos para falar em defesa de Bolsonaro e outros condenados por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro. Em janeiro de 2025, uma comitiva de deputados e senadores próximos ao ex-presidente foi a Washington D.C. para acompanhar a posse do presidente Donald Trump e para tratar sobre o tema com representantes do Partido Republicano.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Comissão de Direitos Humanos corte interamericana de direitos humanos Damares Alves estados unidos Eduardo Girão Senado Jair Bolsonaro

Temas

Relações Exteriores Congresso

LEIA MAIS

Relações Bilaterais

Gustavo Petro e Donald Trump se reúnem para discutir narcotráfico

Relações exteriores

Alckmin prevê que acordo com UE entre em vigor no segundo semestre

Câmara dos Deputados

Nikolas Ferreira indeniza Duda Salabert após condenação por transfobia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES