Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SENADO
Congresso em Foco
15/1/2026 17:04
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), determinou nesta quinta-feira (15) a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as investigações sobre as suspeitas de fraude financeira envolvendo o Banco Master. O colegiado será formado tanto por parlamentares do governo quanto da oposição.
A instrução normativa foi publicada um dia após a Polícia Federal deflagrar a segunda fase da operação Compliance Zero. Na última manhã, o Banco Central determinou a liquidação do Reag, instituição financeira também acusada de envolvimento na emissão de títulos de crédito falsos.
Renan Calheiros argumentou que a criação do grupo de trabalho é necessária diante da "gravidade dos fatos noticiados pela mídia e das investigações em curso da Polícia Federal, as deliberações do Banco Central e do Tribunal de Contas da União, relacionadas a irregularidades atribuídas ao Banco Master".
"A CAE do Senado vai acompanhar de perto as fraudes do Banco Master, uma das maiores da história. O Senado não se curva a abusos do sistema financeiro. Vamos fiscalizar, cobrar explicações e proteger a economia do país sem blindar quem quer que seja, esteja onde estiver", reforçou o senador em suas redes sociais.
O grupo será formado pelos senadores Fernando Farias (MDB-AL), Eduardo Braga (MDB-AL), Esperidião Amin (PP-SC), Randolfe Rodrigues (PT-AP), Alessandro Vieira (MDB-SE), Leila Barros (PDT-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF). Durante as atividades, eles ficam autorizados e publicar atos legislativos que avaliarem necessários, incluindo a apresentação de requerimentos de convocação de autoridades.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Combate ao crime organizado será ação do Estado, diz Wellington César
EMENDA PARLAMENTAR
Dino proíbe envio de emendas a ONGs de parentes de parlamentares