Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições
Congresso em Foco
26/1/2026 16:58
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) manifestou intenção de concorrer a vaga no Senado por São Paulo nas eleições de 2026. A pré-candidatura foi lançada no domingo (25) na festa de seu aniversário de 70 anos.
Paulinho está na Câmara dos Deputados desde 2007. Nos quase 20 anos, apresentou mais de 1.300 mil propostas legislativas e relatou 14 matérias.
Em seu quinto mandato como deputado federal, Paulinho foi relator do chamado PL da Dosimetria, que concedia redução de penas aos condenados pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023.
Comemoração
O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), chamou Paulinho de um dos "maiores articuladores da Câmara dos Deputados". Durante o anúncio de sua pré-candidatura, Motta afirmou que o deputado fará falta.
"Você deixará muitas saudades na Câmara dos Deputados, mas nós estaremos vizinhos trabalhando juntos. Se Deus quiser, você terá a oportunidade de chegar ao Senado Federal para representar o povo de São Paulo."
Outros nomes da política brasileira marcaram presença no evento, a exemplo do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
PL da Dosimetria
Ao comentar as prioridades para 2026 durante a comemoração, o deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) reiterou que o desafio com o retorno da atividade legislativa é recuperar a proposta relatada por Paulinho da Força. O projeto foi vetado integralmente pelo presidente Lula em 8 de janeiro deste ano.
"Vamos retornar agora em Brasília com um único desafio, que é o Congresso colocar em pauta e a gente derrubar o veto do presidente da República e pacificar o nosso pais", afirmou.
Temas