Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CDH vai acompanhar citações ao Brasil no Caso Epstein, diz Damares

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CASO EPSTEIN

CDH vai acompanhar citações ao Brasil no Caso Epstein, diz Damares

Senadora afirmou que documentos citam crianças brasileiras e tráfico de mulheres.

Congresso em Foco

4/2/2026 11:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (3), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida por ela, acompanhará atentamente a divulgação dos arquivos do Caso Jeffrey Epstein, que registram exploração sexual de menores de idade e mencionam o Brasil.

Segundo a parlamentar, a liberação gradual dos documentos, antes mantidos sob sigilo nos Estados Unidos, causa "horror" e profunda preocupação, sobretudo pelas referências diretas ao envolvimento de crianças brasileiras e ao tráfico de mulheres para esquemas liderados por Epstein.

"Foram as crianças que me trouxeram a esta tribuna. Foram as crianças que me trouxeram a este lugar. A minha preocupação com a infância, a minha luta pela proteção da infância. É uma luta de mais de 45 anos. Entre todas as lutas, todos sabem que eu travo uma batalha diária contra o abuso e a exploração sexual de crianças."

A senadora relatou que autoridades norte-americanas já haviam alertado para a gravidade do conteúdo dos arquivos. De acordo com Damares, mesmo com filtros e tarjas aplicadas para preservar a identidade das vítimas, o material divulgado tem impacto devastador.

"O vice-procurador-geral dos Estados Unidos alertou que nos arquivos que seriam liberados, nós seríamos confrontados com imagens de sacrifício de criança, de experimentos com crianças e de mortes. Exploração sexual, imagens de violência sexual, experimentos, sacrifício e mortes."

Damares ressaltou que a presença recorrente da palavra "Brasil" nos documentos exige atenção redobrada das instituições nacionais. Para a parlamentar, as menções indicam que crianças brasileiras podem ter sido vítimas diretas da rede de exploração sexual e que mulheres do país teriam sido traficadas para atender aos esquemas criminosos.

"Quero informar que a Comissão de Direitos Humanos do Senado acompanhará os arquivos que estão sendo liberados, mesmo porque já há indicações e citações da palavra Brasil em muitos arquivos. Nós precisamos dar uma atenção. Essas citações da palavra Brasil é porque crianças brasileiras estão envolvidas na exploração sexual capitaneada por Epstein. A palavra Brasil está sendo citada porque mulheres foram traficadas para os esquemas liderados por Epstein."

A presidente da CDH afirmou ainda que acompanha o caso desde 2018, quando se intensificaram as pressões internacionais pela abertura dos arquivos. Segundo ela, o colegiado do Senado seguirá monitorando cada nova divulgação e cobrará providências sempre que houver indícios de crimes envolvendo cidadãos brasileiros.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

epstein tráfico violência de gênero Damares Alves CDH abuso Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

ACORDO

Alckmin reúne parlamentares para acelerar acordo Mercosul-UE

ANIMAIS

Alcolumbre promete prioridade a projetos contra maus-tratos a animais

AUMENTO PARA SERVIDORES

Relator da reforma administrativa critica brecha para supersalários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES