Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova urgência para projeto que incentiva datacenters

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Incentivo Fiscal

Câmara aprova urgência para projeto que incentiva datacenters

Agora, texto do deputado José Guimarães, que substitui MP sobre incentivos a datacenters, poderá ser votado direto no Plenário.

Congresso em Foco

11/2/2026 9:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o projeto de lei 278/2026, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), que cria o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata). A proposta busca estimular a instalação e a expansão de centros de processamento e armazenamento de dados no país, com foco na atração de investimentos, redução de custos operacionais e ampliação do uso de energia limpa.

Leia Mais

Governo busca impulsionar instalação de datacenters no Brasil

Com a urgência aprovada, a matéria poderá ser analisada diretamente pelo Plenário, sem passar previamente pelas comissões temáticas. O texto reproduz o conteúdo da Medida Provisória (MP) 1.318/2025, cuja vigência termina em 25 de fevereiro, e pretende garantir a continuidade das regras previstas na norma.

Proposta de José Guimarães prevê incentivos fiscais para ampliar infraestrutura digital no país.

Proposta de José Guimarães prevê incentivos fiscais para ampliar infraestrutura digital no país.Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O projeto altera a legislação que trata de incentivos à tecnologia da informação para instituir o novo regime tributário voltado especificamente aos datacenters. Entre os mecanismos previstos, está a suspensão de tributos federais incidentes sobre a aquisição ou importação de equipamentos de tecnologia da informação e comunicação destinados à infraestrutura dessas instalações, benefício que pode ser convertido em alíquota zero após o cumprimento das exigências estabelecidas.

Para aderir ao regime, as empresas interessadas deverão atender a requisitos definidos em regulamento, como comprovação de regularidade fiscal, investimentos em pesquisa e inovação e cumprimento de metas de sustentabilidade energética e ambiental. A proposta também estabelece que parte da capacidade instalada dos centros de dados deverá atender ao mercado interno, contribuindo para ampliar a infraestrutura digital disponível no país.

De acordo com a justificativa do projeto, a criação do regime especial busca fortalecer a economia digital brasileira, reduzir a dependência de serviços de processamento de dados no exterior e aumentar a competitividade do país no setor tecnológico, além de incentivar a geração de empregos qualificados e o desenvolvimento da cadeia produtiva associada às tecnologias digitais.

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

regime de urgência Redata José Guimarães câmara dos deputados

Temas

Infraestrutura

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Zé Trovão diz que deveria ganhar medalha por ocupação da Mesa Diretora

Câmara dos Deputados

Novo presidente da CCJ da Câmara promete conduzir com imparcialidade

Câmara dos Deputados

Sóstenes sobre fim da escala 6x1: "Dificilmente será votado este ano"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES