Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Samba-enredo sobre Lula é propaganda antecipada, diz Otoni de Paula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

Samba-enredo sobre Lula é propaganda antecipada, diz Otoni de Paula

Deputado criticou repasse público à Acadêmicos de Niterói e participação de Janja em desfile com homenagem ao presidente Lula.

Congresso em Foco

11/2/2026 19:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) se pronunciou na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11) para falar a respeito do plano de participação da primeira-dama Janja no Carnaval do Rio de Janeiro, onde a escola Acadêmicos de Niterói pretende desfilar com samba-enredo em homenagem ao presidente Lula. Segundo o parlamentar, o ato configura "propaganda antecipada claríssima", e pode resultar em inelegibilidade.

"Se o TSE for tão criterioso com o presidente Lula e com a homenagem que acadêmicos de Niterói está ali fazendo, com dinheiro público envolvido, se for tão exigente quanto foi com o ex-presidente Bolsonaro, o tornando inelegível, o risco que Lula e o PT correm é um risco monumental", declarou o congressista.

Veja seu discurso:

Otoni de Paula também ressaltou que a própria Advocacia-Geral da União (AGU) recomendou aos membros da cúpula do governo que não participem do desfile para evitar complicações judiciais. Para o deputado, a insistência significa ou que "o PT e o Lula querem perder essa eleição" ou que "tem tanta certeza de que a justiça eleitoral estará ao lado deles, que vão agora simplesmente esfregar na cara do cidadão brasileiro que pode sim antecipar uma eleição".

"Mas a pergunta é, quem segura a dona Janja? Ninguém segura. Se tiver um palco, se tiver um show, se tiver uma plateia, nem a inelegibilidade do seu marido, o risco, poderá segurá-la", concluiu.

Carnaval controverso

Anunciado no final de fevereiro, o samba-enredo "Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil" foi comemorado por lideranças petistas, e contestado pelo Novo no Tribunal de Contas da União (TCU). A escola de samba está entre as agraciadas em uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), com estimativa de pagamento de R$ 1 milhão.

O Novo alega que o repasse configura desvio de finalidade do acordo, voltado à promoção do turismo no Rio de Janeiro. Do outro lado, o governo afirma não participar da escolha das escolas de samba agraciadas, cabendo a escolha à Liesa, por critérios próprios. A Acadêmicos de Niterói alega que um corte no repasse apenas em função da letra do samba-enredo implicaria em violação à sua liberdade de expressão.

A área técnica do TCU orientou a suspensão do repasse, mas o relator, ministro Aroldo Cedraz, rejeitou o pedido liminar. Nesta terça-feira (2), o Novo apresentou uma nova ação contra o samba-enredo, desta vez apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Senado, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou uma representação ao Ministério Público Eleitoral solicitando a investigação da escola de samba por campanha eleitoral antecipada. Por outro lado, reconheceu não ter se tratado de uma iniciativa pessoal do presidente Lula.

O presidente Lula não deverá participar do desfile, com plano de apenas assistir no camarote da prefeitura do Rio, acompanhado dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Simone Tebet (Planejamento). Por outro lado, Janja pretende desfilar no carro alegórico da Acadêmicos de Niterói, acompanhada do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial.

Leia Mais

Damares pede que MPE investigue escola de samba por homenagem a Lula

Repasse a escola de samba não é decisão do governo, diz Gleisi

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Acadêmicos de Niterói carnaval Janja Otoni de Paula câmara dos deputados eleições 2026 Rio de Janeiro Lula

Temas

Eleições Congresso

LEIA MAIS

JUDICIÁRIO

Assassinos de Marielle Franco são condenados à indenização de viúva

Mercado financeiro

Jakurski e Stuhlberger veem fluxo externo do mercado acima da eleição

PESQUISA ELEITORAL

Quaest: Flávio cresce e Lula segue preferido no segundo turno

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES