Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão da OEA notifica Brasil por desaparecimento de jornalista e ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comissão da OEA notifica Brasil por desaparecimento de jornalista e indigenista

CIDH notificou o Brasil, que deve responder em até sete dias. A comissão é vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Sandy Mendes

12/6/2022 | Atualizado às 11:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

CIDH notificou o Brasil, que deve responder em até sete dias. A comissão é vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Foto: Reprodução Twitter/Funai

CIDH notificou o Brasil, que deve responder em até sete dias. A comissão é vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Foto: Reprodução Twitter/Funai
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) aprovou neste sábado (11), a Resolução 24/2022, que concede medidas cautelares em favor do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips, após considerar que estão em uma situação de gravidade e urgência de risco de dano irreparável a seus direitos. A CIDH notificou o Brasil, que deve responder em até sete dias. A comissão é vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem a missão de observar e defender os direitos humanos na região. No documento, é solicitado que o governo "informe, dentro do prazo de sete dias contados a partir do dia seguinte da notificação desta resolução, sobre a adoção das medidas cautelares requeridas e que atualize periodicamente essas informações". A comissão aponta que Bruno e Dom "estão em situação de grave risco". A organização também pediu para que o estado brasileiro "redobre os esforços" e "esclareça as ações" tomadas para localizá-los. Eles estão desaparecidos no Vale do Javari, no Amazonas, desde domingo (5). De acordo com a comissão, o desaparecimento de ambos estaria inserido em um contexto de violência intensificada contra defensoras e defensores de direitos humanos, jornalistas e comunicadores sociais. A resolução atende ao pedido de oito organizações jornalísticas: Artigo 19, Instituto Vladimir Herzog, Repórteres sem Fronteiras, Alianza Regional por la Libre Expresión e Información, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Tornavoz e Washington Brazil Office. As entidades afirmaram que medidas adotadas até o momento seriam insuficientes. "Após as denúncias sobre o desaparecimento, a solicitação afirma que os esforços estatais não teriam sido imediatos e somente teriam se iniciado a partir da intensa mobilização da sociedade civil, da imprensa nacional e internacional e das redes sociais", escreve a CIDH. Em discurso na Cúpula das Américas, nos EUA, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Executivo e a polícia faz uma "busca incansável" para encontrar a dupla. "Desde o último domingo, quando tivemos informação que dois cidadãos - um britânico, Dom Phillips, e um brasileiro, Bruno Araújo - desapareceram na região do Vale do Javari, desde o primeiro momento, naquele mesmo domingo, nossas Forças Armadas e a Polícia Federal têm se destacado na busca incansável da localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam encontrados com vida", disse Bolsonaro.

O indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no último domingo (5). O desaparecimento ocorreu no Vale do Javari, no estado do Amazonas, quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Amazonas abraji CIDH Bruno Araújo Pereira Dom Phillips

Temas

Justiça Governo

LEIA MAIS

Comunicação de Lula aciona PGR contra 'crime eleitoral' da XP Investimentos

Bolsonaro volta a falar de encontro com Biden e diz que defendeu liberdade de expressão

Justiça suspende liminar proibindo PRF de atuar fora de estradas e rodovias

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

Bebida Adulteradas

Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas

3

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

REAJUSTE SALARIAL

STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES