Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Duarte Jr. propõe prazo de até 90 dias para cirurgias eletivas no SUS

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Saúde

Duarte Jr. propõe prazo de até 90 dias para cirurgias eletivas no SUS

Proposta apelidada de "Lei da Fila Zero" fixa prazo máximo para a realização dos procedimentos e prevê encaminhamento automático à rede privada se houver descumprimento.

Congresso em Foco

22/2/2026 11:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De autorida do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), o projeto de lei 463/2026 estabelece prazo máximo nacional para a realização de cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta foi apelidada de "Lei da Fila Zero".

Pelo texto, o SUS deverá assegurar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos em prazo a ser definido em regulamento, respeitado o limite de até 90 dias a partir da indicação médica. O projeto permite prazos diferenciados conforme a gravidade clínica e o risco funcional do paciente.

Caso o prazo seja ultrapassado, o paciente deverá ser encaminhado automaticamente à rede privada complementar credenciada, com custeio integral pelo SUS e sem qualquer cobrança ao usuário. O texto também prevê a criação de uma Plataforma Nacional de Filas Cirúrgicas, com atualização periódica e acesso público, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.

O projeto do deputado Duarte Jr. fixa o prazo máximo de 90 dias para a realização de cirurgias eletivas.

O projeto do deputado Duarte Jr. fixa o prazo máximo de 90 dias para a realização de cirurgias eletivas.Fernando Frazão/Agência Brasil

"A ausência de prazos normativos claros para a realização de cirurgias eletivas tem gerado filas prolongadas, agravamento de quadros clínicos, perda funcional evitável e judicialização crescente da saúde".

Ele cita ainda dados segundo os quais mais de 1,3 milhão de brasileiros aguardam por cirurgias eletivas no SUS.

O projeto determina que o descumprimento injustificado dos prazos poderá ensejar responsabilidade administrativa do gestor e que o Ministério da Saúde publique relatório anual de desempenho. A implementação deverá observar disponibilidade orçamentária, pactuação entre União, estados e municípios e metas progressivas de redução do tempo médio de espera.

Segundo Duarte Jr., a proposta busca "assegurar a efetividade do direito fundamental à saúde", previsto na Constituição, e reduzir a judicialização decorrente da demora nos atendimentos.

A proposta aguarda distribuição pelas comissões temáticas. Para se tornar lei, precisa ser aprovada na Câmara e no Senado Federal.

Leia a íntegra do projeto de lei.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

SUS projeto de lei cirurgia Duarte Jr.

LEIA MAIS

Transparência

Duarte Jr. propõe rastreamento eletrônico de emendas parlamentares

Senado

Lei Rodrigo Castanheira: Damares propõe agravar pena para homicídio

Câmara dos Deputados

Pedágio free flow pode ter novas regras com proposta de Duda Salabert

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES