Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senador diz que fala de ministro sobre dossiê foi insatisfatória e ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senador diz que fala de ministro sobre dossiê foi insatisfatória e propõe investigação

Congresso em Foco

7/8/2020 | Atualizado às 20:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senador Randolfe Rodrigues [fotografo] Leopoldo Silva/Agência Senado [/fotografo]

Senador Randolfe Rodrigues [fotografo] Leopoldo Silva/Agência Senado [/fotografo]
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)  participou, nesta sexta-feira (7), de reunião fechada da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência destinada a ouvir explicações do ministro André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública, sobre a confecção de um dossiê contra servidores federais antifascistas. Ao sair da reunião, o senador se mostrou insatisfeito com as explicações de Mendonça e disse que vai propor a instauração de uma investigação.

Concluiu neste momento a reunião da Comissão Mista de Controle de atividades de inteligência do Congresso Nacional p/ ouvir o Sr Ministro da Justiça André Mendonça. As respostas do Sr ministro não foram satisfatórias.

- Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) August 7, 2020
Randolfe informou que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal, na ADPF 722, relatada pela ministra Carmen Lúcia, que seja instaurado um inquérito investigativo sobre a conduta do Ministro da Justiça e de seus subordinados. O senador disse também que vai protocolar na Comissão Mista um pedido assinado em conjunto com outros senadores de oposição para que seja instaurado no Senado um procedimento investigatório sobre a conduta do Ministério da Justiça e do departamento que produziu o relatório.

Irei reiterar a convocação do Ministro da Justiça p/ que ele compareça ao plenário do Senado da República p/ que agora, abertamente e em público, ele preste os esclarecimentos que não foram feitos de forma devida na reunião de hoje.

- Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) August 7, 2020
André Mendonça também se posicionou pelo Twitter. O ministro emitiu uma nota onde afirma que os esclarecimentos prestados "não deixam dúvidas" de que seu trabalho à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública "tem se pautado pelos princípios do Estado Democrático de Direito, não admitindo qualquer tipo de perseguição a quem quer que seja".

Acabo de prestar todos os esclarecimentos necessários à Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional. Reafirmo meu compromisso com o povo brasileiro de seguir atuando de acordo com princípios éticos e republicanos.

- André Mendonça (@AmendoncaMJSP) August 7, 2020
Confira na íntegra o posicionamento de André Mendonça: Em reunião com a Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional, nesta sexta-feira (7), tive a oportunidade de esclarecer aos parlamentares questões fundamentais relacionadas à atividade de inteligência no âmbito da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cabe à referida comissão o controle externo da atividade de inteligência. Destaquei que o trabalho, iniciado inclusive antes da minha gestão, se baseia em princípios de legalidade, impessoalidade, segregação da informação e sigilo, conforme determina a Lei nº 9.883/1999. A atividade de inteligência não é atividade de investigação.   Os esclarecimentos prestados não deixam dúvidas de que meu trabalho à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem se pautado pelos princípios do Estado Democrático de Direito, não admitindo qualquer tipo de perseguição a quem quer que seja. Minha orientação à Secretaria de Operações Integradas sempre foi clara: esforço máximo em auxílio aos Estados e Distrito Federal em ações integradas para o combate irrestrito ao crime organizado, à corrupção, ao tráfico de pessoas e, principalmente, aos crimes cometidos contra mulheres, crianças e adolescentes. É com a atuação técnica e republicana que continuarei conduzindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, honrosa missão a mim confiada pelo Presidente Jair Bolsonaro.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Randolfe Rodrigues Ministério da Justiça e Segurança Pública André Mendonça dossiê

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES