Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado: ambientalistas são "traidores da pátria"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado: ambientalistas são "traidores da pátria"

Congresso em Foco

14/8/2009 12:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Renata Camargo
Os argumentos invocados pelos ruralistas e pelas empresas para boicotar os produtos brasileiros que têm como origem áreas desmatadas ilegalmente receberam críticas do coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). Para o deputado, os brasileiros que apóiam esse tipo de iniciativa são “traidores da pátria” e fazem “gol contra”. Para ele, sempre haverá “alguma coisa ambientalmente incorreta” na produção brasileira.

“Alguém já viu boi embaixo de mato? Toda produção tem algum tipo de desmatamento. Se levar à risca o que a legislação ambiental brasileira manda, as pessoas vão ver que todos os produtos produzidos aqui vão ter alguma coisa ambientalmente incorreta. Esse é um jogo do Brasil fazendo gol contra. Lá fora, esses mesmos que exigem de nós não cumprem as leis ambientais. A Inglaterra manda lixo para cá e cria para nós essa barreira ambiental. E as informações sobre o Brasil são dadas por brasileiros, traidores da pátria. Os ingleses e americanos não deixam a gente resolver o problema deles, mas vêm aqui querer resolver os nossos”, criticou o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Mas o cerco aos produtores tende a aumentar. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ser acusado de conivência com frigoríficos que compram boi de áreas desmatadas, anunciou que empresas que querem financiamento ou participação acionária na instituição terão que apresentar o rastreamento da origem do gado comprado por elas. Essa exigência será gradual e crescente até 2016, quando todas as fazendas apoiadas pelo banco terão que ter 100% de rastreamento.

O rastreamento do gado é feito para identificar os locais por onde o animal passa. Caso o rebanho seja deslocado para uma área que era floresta e foi recentemente desmatada, será possível identificar quais gados fazem parte desse rebanho. No estado do Pará, um novo sistema de rastreamento de gado, feito por meio de georreferenciamento e monitoramento por satélite, será implantado pelo governo. Em julho, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou que esse novo sistema de rastreamento será implantado em, no máximo, 18 meses.

O Brasil é o primeiro país em exportação de carne bovina no mundo. Em 2008, o país liderou o ranking dos maiores exportadores do produto, com receita cambial de US$ 5,3 bilhões e volume de 2,2 milhões de toneladas em carcaça, segundo dados da Associação Brasileira de Indústrias de Exportação (Abiec). No ano passado, a exportação brasileira de carne representou a participação de 28% do mercado internacional com comércio para 170 países. 

Antes dos principais embargos de multinacionais, a Abiec divulgou um relatório intitulado Perfil da produção bovina no país, que indicava dados de “sustentabilidade dos frigoríficos” brasileiros. Segundo o presidente da associação, Roberto Giannetti da Fonseca, é possível triplicar a receita cambial com exportações de carne bovina até 2020 sem desmatar nenhuma área nova para pastagem, aumentando a produtividade de cabeças por hectare (leia aqui o relatório da Abiec). 

Leia ainda:

Brasil tem meta de reduzir desmatamento em 70%

Congresso prepara redução de áreas de preservação

Cinco milhões de produtores na ilegalidade

Quatro forças atuam contra conquistas ambientais
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais: Atos secretos autorizaram até construção de prédios

TCU ignorou parecer contra licitação no Interlegis

Deputados estranham "favores" de agente

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES