Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado: ambientalistas são "traidores da pátria"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado: ambientalistas são "traidores da pátria"

Congresso em Foco

14/8/2009 12:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Renata Camargo
Os argumentos invocados pelos ruralistas e pelas empresas para boicotar os produtos brasileiros que têm como origem áreas desmatadas ilegalmente receberam críticas do coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). Para o deputado, os brasileiros que apóiam esse tipo de iniciativa são "traidores da pátria" e fazem "gol contra". Para ele, sempre haverá "alguma coisa ambientalmente incorreta" na produção brasileira.

"Alguém já viu boi embaixo de mato? Toda produção tem algum tipo de desmatamento. Se levar à risca o que a legislação ambiental brasileira manda, as pessoas vão ver que todos os produtos produzidos aqui vão ter alguma coisa ambientalmente incorreta. Esse é um jogo do Brasil fazendo gol contra. Lá fora, esses mesmos que exigem de nós não cumprem as leis ambientais. A Inglaterra manda lixo para cá e cria para nós essa barreira ambiental. E as informações sobre o Brasil são dadas por brasileiros, traidores da pátria. Os ingleses e americanos não deixam a gente resolver o problema deles, mas vêm aqui querer resolver os nossos", criticou o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Mas o cerco aos produtores tende a aumentar. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ser acusado de conivência com frigoríficos que compram boi de áreas desmatadas, anunciou que empresas que querem financiamento ou participação acionária na instituição terão que apresentar o rastreamento da origem do gado comprado por elas. Essa exigência será gradual e crescente até 2016, quando todas as fazendas apoiadas pelo banco terão que ter 100% de rastreamento.

O rastreamento do gado é feito para identificar os locais por onde o animal passa. Caso o rebanho seja deslocado para uma área que era floresta e foi recentemente desmatada, será possível identificar quais gados fazem parte desse rebanho. No estado do Pará, um novo sistema de rastreamento de gado, feito por meio de georreferenciamento e monitoramento por satélite, será implantado pelo governo. Em julho, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou que esse novo sistema de rastreamento será implantado em, no máximo, 18 meses.

O Brasil é o primeiro país em exportação de carne bovina no mundo. Em 2008, o país liderou o ranking dos maiores exportadores do produto, com receita cambial de US$ 5,3 bilhões e volume de 2,2 milhões de toneladas em carcaça, segundo dados da Associação Brasileira de Indústrias de Exportação (Abiec). No ano passado, a exportação brasileira de carne representou a participação de 28% do mercado internacional com comércio para 170 países. 

Antes dos principais embargos de multinacionais, a Abiec divulgou um relatório intitulado Perfil da produção bovina no país, que indicava dados de "sustentabilidade dos frigoríficos" brasileiros. Segundo o presidente da associação, Roberto Giannetti da Fonseca, é possível triplicar a receita cambial com exportações de carne bovina até 2020 sem desmatar nenhuma área nova para pastagem, aumentando a produtividade de cabeças por hectare (leia aqui o relatório da Abiec). 

Leia ainda:

Brasil tem meta de reduzir desmatamento em 70%

Congresso prepara redução de áreas de preservação

Cinco milhões de produtores na ilegalidade

Quatro forças atuam contra conquistas ambientais
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais: Atos secretos autorizaram até construção de prédios

TCU ignorou parecer contra licitação no Interlegis

Deputados estranham "favores" de agente

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES