O senador Barack Obama confirmou as pesquisas e venceu as prévias realizadas ontem (26) no estado norte-americano da Carolina do Sul. Dessa vez, a vantagem de Obama com relação à segunda colocada, senadora Hillary Clinton, foi maior do que nos outros três estados onde as prévias foram realizadas.
Na Carolina do Sul, Obama teve 55% dos votos, enquanto Hillary ficou com 27%. O terceiro colocado, o ex-senador John Edwards, conquistou 18% dos votos. Os três concorrem à vaga do Partido Democrata para disputar as eleições presidenciais nos Estados Unidos.
É o número de votos nas prévias que irá definir a quantidade de delegados que cada candidato poderá levar à convenção do partido em janeiro do próximo ano. Da Convenção Democrata sairá o nome do candidato oficial do partido para disputar uma vaga na Casa Branca.
Até o momento, as prévias foram feitas em quatro estados. Obama ganhou a primeira, em Iowa, e Hillary venceu as duas seguintes – em New Hampshire e em Nevada.
Na semana passada, no entanto, a prévia de Nevada foi considerada empatada. Apesar da vitória de Hillary, Obama conseguiu mais votos em regiões do estado com peso maior. Com isso, o senador ficou com uma vantagem de dois delegados com relação à sua principal oponente.
No próximo dia 5, os candidatos enfrentarão eleições simultâneas em 22 estados. Da Superterça, como é conhecida essa eleição, participarão estados importantes como Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia. Nesse dia será escolhida mais da metade dos delegados que irão à Convenção Democrata. (Soraia Costa)
Matéria publicada em 27.01.2008