Um dos principais nomes da oposição ao governo Lula, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), lança hoje (18) sua pré-candidatura às eleições presidenciais de 2010. O gesto inaugural, segundo informa em seu blog o jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo, é uma visita ainda nesta sexta-feira ao túmulo de Mário Covas, em Santos. Como se sabe, Covas é um dos ícones da trajetória recente do partido, e é recorrentemente citado por Virgílio em seus pronunciamentos em plenário.
Na última quarta-feira (16), Arthur Virgílio se encontrou com o governador de São Paulo, José Serra, e lhe disse que disputaria a Presidência da República mesmo que o próprio Serra e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, principais presidenciáveis do PSDB, lancem suas pré-candidaturas. Para legitimar sua decisão, Virgílio diz que, com 30 anos de vida pública completados neste ano, fará uma campanha séria e não tem “vocação para fazer graça” ou para se “auto-ridicularizar”.
Ainda hoje, o senador fará uma palestra para empresários e militantes tucanos, a convite do diretório do partido no Guarujá, e explicitará as razões de lançar previamente seu nome para a disputa de 2010. As palestras com tal fim, segundo Josias de Souza, serão intensificadas a partir de fevereiro Brasil afora, e reforçadas com visitas a veículos de comunicação. Para Virgílio, um dos principais artífices da derrota da CPMF no Senado, o debate da sucessão presidencial deve ser antecipado. (Fábio Góis)