Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ECONOMIA
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Sandy Mendes
10/3/2022 | Atualizado às 20:11
O relator do projeto, senador Jean Paul Prates (PT-RN), acatou total ou parcialmente 20 emendas ao texto.
O principal ponto da proposta é a criação de um sistema de bandas de preços para limitar a variação ao longo do tempo. O sistema seria sustentado pela Conta de Estabilização de Preços de Combustíveis (CEP-Combustíveis), abastecida com receitas do setor de petróleo e gás. A proposta também cria um auxílio-gasolina de até R$ 300 mensais para motoristas de aplicativos e taxistas. A matéria segue para análise na Câmara dos Deputados.
O benefício será destinado à motoristas autônomos, incluídos taxistas e motoristas de aplicativos, e para condutores de pequenas embarcações com motor de até 16 hp e motociclistas de aplicativos. O auxílio será pago prioritariamente a beneficiários do programa Auxílio Brasil e será operacionalizado pelo governo. O texto deixa claro que o gasto total não poderá exceder 3 bilhões de reais. A origem dos recursos, no entanto, não foi apontada. Para receber o auxílio, taxistas e motoristas de aplicativos deverão comprovar que moram e trabalham no Brasil. O auxílio-gasolina foi proposto pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES) por meio de uma emenda protocolada ao projeto de lei (PL) 1472/2021, cria uma conta de estabilização de preços para conter altas dos combustíveis.A aprovação ocorre em meio à alta dos preços do petróleo e a mais um reajuste anunciado pela Petrobras. Nesta quinta, a empresa informou que o valor da gasolina sofrerá um aumento de 18,8%. Já o diesel enfrentará uma alta de 24,9%.
Após a votação, o senador potiguar falou a jornalistas que a Casa agora trabalha em um terceiro projeto, voltado a manter reservas estratégicas de petróleo no país. O texto estaria sendo desenvolvido pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Prates também indicou confiança que ao menos o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 11/2020 será votado ainda hoje na Câmara. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].LEIA MAIS
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
REAJUSTE SALARIAL
STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário