Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Marina Oliveira
22/5/2020 | Atualizado às 21:36
O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que esteve presente na reunião e falou sobre a imagem internacional do país na pós-pandemia, comentou o vídeo retuitando uma publicação de Bolsonaro.Ao ex-padrinho @SF_Moro, gostaria de agradecer por ter contribuído para a reeleição do nosso PR @jairbolsonaro.
Prezado, o Sr está desculpado. - Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 22, 2020
Também presente na reunião, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou a apoiar o presidente.- Deus acima de todos! Sem aspiração de transcendência e sem sentimento de nação (que invoca a transcendência) o ser humano se torna prisioneiro do medo, se amesquinha, perde o amor pela liberdade (ou por qualquer coisa) e fica pronto a aceitar ditaduras. Deus+Nação=Liberdade 🇧🇷 https://t.co/uZ53sORkLv
- Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) May 22, 2020
Já o ex-ministro Sergio Moro disse que "a verdade foi dita, exposta em vídeo, mensagens, depoimentos e comprovada com fatos posteriores, como a demissão do Diretor Geral da PF e a troca na superintendência do RJ. Quanto a outros temas exibidos no vídeo, cada um pode fazer a sua avaliação."Sempre defendi desburocratizar e simplificar normas, em todas as áreas, com bom senso e tudo dentro da lei. O emaranhado de regras irracionais atrapalha investimentos, a geração de empregos e, portanto, o desenvolvimento sustentável no Brasil. pic.twitter.com/0W2X5wVx2U
- Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) May 22, 2020
O Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) lamentou as mortes pelo novo coronavírus e repercutiu o vídeo da reunião.A verdade foi dita, exposta em vídeo, mensagens, depoimentos e comprovada com fatos posteriores, como a demissão do DIretor Geral da PF e a troca na superintendência do RJ. Quanto a outros temas exibidos no vídeo, cada um pode fazer a sua avaliação.
- Sergio Moro (@SF_Moro) May 22, 2020
Xingamentos Durante a reunião, o presidente xingou os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) e, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-MA), que se manifestaram após a divulgação do vídeo. Doria disse que o conteúdo é um "lamentável exemplo em meio a maior crise de saúde da história do país e diante de milhares de vítimas".Hj foram mais 1.001 mortes por covid-19 no Brasil. Total de mortos ultrapassou 21 mil. Estamos em segundo lugar no MUNDO! Muitas dessas pessoas morreram após a reunião ministerial absurda que vimos hj. Milhares morreram e sequer ouviram falar em um plano p/ zelar por suas vidas!
- Randolfe Rodrigues (@randolfeap) May 22, 2020
Já Witzel afirmou que a falta de respeito de Bolsonaro pelos poderes atinge "a honra de todos."O Brasil está atônito com o nível da reunião ministerial. Palavrões, ofensas e ataques a governadores, prefeitos, parlamentares e ministros do Supremo, demonstram descaso com a democracia, desprezo pela nação e agressões à institucionalidade da Presidência da República.
- João Doria (@jdoriajr) May 22, 2020
Por meio de nota, o prefeito Arthur Virgilio disse os insultos do presidente Bolsonaro, dirigidos a ele e a outros homens públicos, representam "um verdadeiro 'strip-tease moral' feito por quem não tem a mais mínima condição de governar o Brasil." "Nosso povo merece acatamento e não a submissão a uma liderança do submundo das 'rachadinhas' e das milícias, do submundo da ditadura e das torturas", complementou. Veja a nota de Arthur Virgílio Neto na íntegra: "Os insultos do presidente Bolsonaro, dirigidos a mim e a outros homens públicos, representam um verdadeiro "strip-tease moral" feito por quem não tem a mais mínima condição de governar o Brasil. Transforma a solenidade de uma reunião de Ministério em uma conversa de malandros de esquina. Quebra a liturgia do cargo. Vulgariza a instituição que deveria saber honrar. Exibe despreparo e me põe a questionar todos os presentes: como um ministro pode, sem se desmoralizar, conviver com uma pessoa dessa baixa extração? Que tempos! Que costumes. Nosso povo merece acatamento e não a submissão a uma liderança do submundo das "rachadinhas" e das milícias, do submundo da ditadura e das torturas. O presidente da República, em seu criminoso boicote ao isolamento social, em seu desprezo aos indígenas, em seu apreço a garimpeiros que poluem rios, sonegam impostos e invadem áreas indígenas, é claramente cúmplice de tantas mortes causadas pelo Covid 19. Trata-se de um ser despreparado, inculto e deseducado. Não gosta de mim? Que bom. Sinal de que estou no lado certo da vida. Também não gosto da ditadura que já nos massacrou e que ele gostaria de reviver. Daqui a pouco mais de dois anos, o país estará livre de tão diminuta e mesquinha figura."A falta de respeito de Bolsonaro pelos poderes atinge a honra de todos. Sinto na pele seu desapreço pela independência dos poderes. E espero que num futuro breve o povo brasileiro entenda que, do que ele me chama, é essencialmente como ele próprio se vê.
- Wilson Witzel (@wilsonwitzel) May 22, 2020
Tags
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA