Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Tereza Cristina
7/7/2017 8:00
[fotografo]EBC[/fotografo][/caption]Esse desempenho, colocou o Brasil na condição de maior exportador mundial de carne bovina, primeiro também na exportação de carne de aves, quarto de carne suína, alternando, em função das condições climáticas, a primeira posição nas exportações de soja.com os Estados Unidos, tudo isso depois de abastecer uma população que já passa dos 211 milhões de habitantes.
Devo destacar dois aspectos fundamentais nessa trajetória vitoriosa. O primeiro diz respeito ao esforço destinado ao desenvolvimento tecnológico, em particular a atuação da Embrapa, da qualificação de nossos profissionais, como também a inovação e emprego dos fatores de produção. Provém disso a excelência e diversidade de nossa escala de produção, dos grãos e proteínas aos energéticos.
Me anima que o melhor de todo esse tesouro está por vir. O crescimento da produção, do agronegócio nas duas últimas décadas se deu com redução de áreas plantadas, numa confirmação dos ganhos de produtividade, e muito há que se fazer com a recuperação de áreas degradadas, sobretudo por pastagens descontinuadas.
Bastaria projetar o mercado nacional numa perspectiva de ganhos crescentes da renda das famílias para que o potencial de crescimento da agropecuária se assegurasse. Somam-se a essa possibilidade, as demandas de países como China, Índia, Paquistão e a manutenção mínima do consumo europeu e das economias asiáticas, sem contar com o esforço dos países que se esforçam para ingressar na rota do desenvolvimento e também dos que ressurgirão depois de ultrapassadas as conflagrações em que se encontram.
Internamente, enfrentamos deficiências gravíssimas na infraestrutura de armazenamento, transportes, e portos, mas vislumbramos possibilidades concretas e promissoras com o esforço de maior nivelamento da capacitação de nossos produtores e numa integração mais efetiva da agropecuária com a indústria, com o que ganharemos na exportação de mais valor agregado, no aumento de nossa matriz produtiva com mais renda, mais impostos e mais empregos.
Mais sobre agriculturaTags
Temas
TENSÃO NO CONGRESSO
Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta oficializa ruptura com Lindbergh após meses de incômodo