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Congresso em Foco
23/11/2016 | Atualizado às 8:01
[fotografo]Marcos Santos/USP Imagens[/fotografo][/caption]De um lado é necessário assegurar recursos para o ensino médio técnico. O caminho mais promissor seria retornar o Sistema S às suas origens, como formador de mão de obra qualificada. O que eram os aprendizes da década de 40 hoje são os técnicos de nível médio.
Bastaria um leve toque na legislação e teríamos à mão quase todos os bilhões de reais necessários para acomodar entre 40 e 50% dos jovens de 15 a 17 anos em instituições de excelente qualidade. O silêncio sepulcral dos empresários e das instituições do Sistema S sobre a Reforma do Ensino Médio - com raríssimas exceções - talvez sinalize a expectativa de um aceno por parte do governo.
De outro lado é necessário assegurar que os estados adquiram condição de sobrevivência e estimulem o ensino médio técnico. Eis a equação: o governo federal negociaria saídas para o problema previdenciário dos estados e municípios. Em contrapartida os estados concluiriam o processo de municipalização do ensino fundamental, previsto na Lei de Diretrizes e Bases e, ao mesmo tempo, abririam espaço e estímulos para o Sistema S e o setor privado cuidarem da formação profissional. Isso reduziria à metade - menos de 4 milhões - o total de alunos para os cursos acadêmicos, que ficariam sob a responsabilidade da rede pública estadual.
Em todo o mundo - e também no Brasil - a sociedade se cansou da política tradicional e dos acertos de gabinete, seja em função de pressões econômicas ou de interesses corporativos. Ainda há tempo para aprimorar a PEC do Ensino Médio. Os governos estaduais estão sufocados e à beira do abismo. O setor produtivo tem meios e competência para dar sua contribuição. Os recursos estão aí, basta redirecioná-los e acabar com desperdícios como o Pronatec. Procura-se um estadista para promover a expansão do ensino técnico na esteira da reforma do ensino médio.
Alguém se habilita?
* Presidente do Instituto Alfa e Beto.
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