Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comunitárias só no papel

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comunitárias só no papel

Congresso em Foco

13/7/2005 17:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA



Sônia Mossri



A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraco) estima que há pelo menos 12 mil emissoras de rádio classificadas como "comunitárias" funcionando no país. Na prática, segundo avaliação da própria entidade e da assessoria do ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, somente 4.500 são efetivamente comunitárias.

O restante não passa de empresas de propaganda ou está ligada a políticos locais ou organizações religiosas, o que é ilegal. A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) denuncia que é comum encontrar rádios chamadas de comunitárias veiculando propaganda comercial, o que também é proibido pela lei.

A legislação básica sobre a concessão e funcionamento das rádios comunitárias se concentra nas leis 10.597, de 1998, e na lei 9.612, de fevereiro de 2002.

O artigo primeiro da lei de 1998 define que “denomina-se Serviço de Radiodifusão Comunitária a radiodifusão sonora, em freqüência modulada, operada em baixa potência e cobertura restrita, outorgada a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação de serviço”.

Legalmente, somente fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos e sem ligação partidária podem ter uma concessão. Depois do sinal verde do Ministério das Comunicações, ainda é preciso a aprovação da concessão pela Comissão de Educação do Senado.

Assim, não poderiam ter uma rádio comunitária sindicatos, partidos políticos ou mesmo parlamentares. Na realidade, a determinação não é cumprida e várias rádios operam irregularmente. Hoje, o Ministério das Comunicações examina pedidos de outorgas de mais de 4 mil rádios comunitárias.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Rede PT de Comunicação

PFL na Justiça contra liberações

Preocupação nas grandes redes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES